BlogBlogs.Com.Br

Páginas

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Programa Compra Direta beneficia agricultura familiar em São Tomé

Recentemente um grupo de técnicos do governo federal e estadual estiveram em São Tomé onde realizaram uma fiscalização no funcionamento do Programa Compra Direta que é operacionalizado em conjunto pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), SETP, EMATER e Prefeitura Municipal.


O programa tem como objetivo a aquisição da produção da agricultura familiar visando atender as demandas de alimentos de populações em risco alimentar, e serve ainda como termômetro de proteção aos agricultores em casos de baixa excessiva de preços dos produtos agrícolas, na movimentação de safras e estoques, adequando a disponibilidade de produtos às necessidades de consumo.

Desta forma, o programa Compra Direta cumpre um importante papel na regulação de preços e na composição de cestas de alimentos. Para executar o programa, a Conab viabiliza a compra de produtos nas localidades onde eles estão disponíveis sempre in natura, devendo os mesmos estarem limpos, seco, e enquadrados nos padrões de identidade e qualidade estabelecidos pelo Ministério da Agricultura.

No município de São Tomé, o programa é mantido através da APMI, “Muitos são os alimentos comprados pelo programa que atende diretamente o homem do campo, que vende seus produtos a preço de mercado, como goiaba, melancia, abacaxi, morango, banana, mandioca e verduras e desta forma ele beneficia 32 pequenos produtores rurais”, ressaltou Meire Pazini colaboradora do programa no município.

O prefeito Leo Hernandes afirma que “A manutenção deste programa é muito importante, pois neste ano são mais de R$ 117.000,00 em recursos aplicados na nossa agricultura familiar fortalecendo assim nossos pequenos agricultores que plantam com segurança pois sabem da certeza de que tem onde colocar sua produção principalmente os frutíferos que são mais perecíveis e necessitam de uma comercialização rápida e entregues na menor distância possível.”, finalizou Léo.

0 comentários: