BlogBlogs.Com.Br

Páginas

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Terapia capilar não invasiva é solução para diversos problemas e pode dispensar a necessidade de apliques e transplantes

Queda de cabelo em diversos graus e desequilíbrio de glândulas sebáceas são alguns casos tratados pela terapeuta capilar Patricia Maciel

Oleosidade excessiva, caspa, calvície e até a mania de arrancar os cabelos são alguns dos problemas tratados pela terapeuta capilar Patricia Maciel – pioneira entre os ocidentais nessa atividade. Após seis anos de estudos na Takara Belmont, em Nagoya (Japão), Patricia trouxe para o Brasil um método exclusivo não invasivo para a recuperação capilar – a Terapia Capilar.



“No Brasil, os cursos são básicos”, conta. “O Japão é o país mais avançado em técnicas para recuperação capilar, além de possuir a patente da maioria das fórmulas para o cabelo. Também o transplante foi descoberto lá”, completa a fundadora do Núcleo Capilar Patricia Maciel.

Além de tratar de problemas capilares, Patricia realiza um trabalho preventivo no couro cabeludo. Em sua clínica, cuida da célula viva do cabelo – a raiz. “Cuido do cabelo com produtos naturais, como se fosse uma planta. Costumo dizer que eles falam a mesma linguagem. As aplicações naturais não invasivas são recursos que podem eliminar a eventual necessidade de um transplante”, observa.

Calvície, alopecia (perda de cabelo), oleosidade excessiva por desequilíbrio de glândulas sebáceas, caspa, cabelos desidratados, crescimento lento dos cabelos, tricoptilose (pontas duplas) e tricoptilomania (ato de arrancar os cabelos) são alguns dos problemas mais comuns que Patricia atende. Em mais de dez anos de clínica no Brasil, ela observou a mudança de seu público: “Antes meus clientes eram principalmente homens a partir dos 50 anos. Hoje, a faixa etária caiu para apenas 14 a 40 anos e a clientela está bem dividida entre homens e mulheres”.

Segundo a terapeuta, a ampliação da faixa etária e a maior presença de mulheres entre seus clientes devem-se, principalmente, a causas emocionais e comportamentais para essas ocorrências. “O estresse ocasiona desequilíbrio no organismo, interferindo diretamente nos problemas capilares. O objetivo das sessões é conscientizar o paciente a manter seu ritmo de trabalho, porém priorizando a qualidade de vida. A ideia é ensiná-lo a atuar de maneira correta em seu ambiente”.

Tratamento personalizado
O tratamento oferecido no Núcleo Capilar Patricia Maciel é totalmente personalizado. Inicialmente, faz-se uma avaliação de cada caso, quando se analisam as condições gerais do cabelo, do couro cabeludo e da raiz. Nessa anamnese, também se considera o estilo de vida do paciente. “Identifico os hábitos alimentares, o meio em que vive, os cosméticos que usa, o estado físico e até o humor. Com base nesses dados, obtenho indico o tratamento adequado, que abrangerá aplicações terapêuticas no consultório e manutenção em casa”, relata a terapeuta.

Utilizando equipamentos de última geração, a equipe do Núcleo Capilar inicia o tratamento na raiz e em três camadas de fios do cabelo: cutícula, córtex e medula. Cada aplicação dura em média duas horas e a frequência é estabelecida de acordo com o diagnóstico.

A terceira etapa do tratamento é a descristalização do óstio – poro onde se insere o fio do cabelo. O procedimento – que utiliza ducha de ácido ascórbico (sua ação antirradicais livres elimina o cloro da água) – é necessário para retirar os fragmentos que se depositam no local e impedem o nascimento de fios e a penetração de princípios ativos na raiz, entre outros procedimentos.

Por último, realiza-se a aplicação tópica de fitoterápicos para fortalecer a raiz e estimular o crescimento de novos fios com eletrotricogenese. “Esta fase é gradativa e os resultados são extremamente satisfatórios na maioria dos casos”, explica Patrícia.

A terapeuta capilar salienta que, na primeira ou, no máximo, na segunda aplicação, o tratamento já consegue interromper a queda de cabelo, seja qual for a causa. “Para que a terapia apresente resultados eficazes, é necessário acompanhar a sequência estabelecida após o diagnóstico, tanto em consultório como em casa”, reforça.

Técnicas orientais
Em busca da solução para cada problema, Patricia segue a filosofia oriental, que se observa logo que se entra na clínica pelo uso das cores, dos aromas e dos objetos dispostos de acordo com o feng-shui. A cada aplicação, o paciente usufrui de um momento de paz e relaxamento completo, em ambiente confortável e harmonioso. Até um missoshiro (sopa oriental) é servido ao final de cada aplicação – ele é preparado de forma leve e saudável para não interferir na dieta de nenhum paciente. “Nossas técnicas unem produtos importados a terapias milenares, como cromoterapia, aromaterapia, chá corporal e cristais”, conta.

O método Jinshinjitsu é outra técnica oriental utilizada. Pelas mãos do paciente, analisam-se coração, pulmões, fígado, rins e estômago, órgãos diretamente ligados à saúde dos cabelos. Patricia detalha: “Cada dedo corresponde a um órgão. Cada braço representa um lado, masculino ou feminino. Faço uma análise física através das mãos e com base nos cinco elementos da Medicina Chinesa, compondo um tratamento personalizado”.

0 comentários: