BlogBlogs.Com.Br

Páginas

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Portabilidade numérica: Transferências atingem 1,22 milhão no primeiro trimestre de 2011

Entre janeiro e março de 2011, a ABR Telecom - Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações, a Entidade Administradora da portabilidade numérica no Brasil, registrou a migração de 1,22 milhão de números de telefone entre operadoras, com a portabilidade numérica. Dessas, 443 mil (36%) referem-se às demandas de usuário de telefones fixos e 780 mil (64%) de aparelhos móveis.


No período de janeiro a março de 2010, 1,02 milhão de portabilidades numéricas foram efetivadas, das quais 285 mil (28%) realizados para telefones fixos e 735 mil (72%) para móveis.

A portabilidade numérica é o serviço que permite ao usuário trocar de operadora de telefonia fixa e móvel com a man utenção do número do telefone.

Dezembro - Desde que a portabilidade numérica começou a ser implantada no País, em setembro de 2008, o trimestre que apresentou maior volume de migrações efetivadas foi o que compreende os meses de outubro a dezembro de 2010, quando 1,23 milhão de transferências foram realizadas. Nesse trimestre inclui-se também o mês que, até o momento, mostrou maior concentração de demanda de troca de operadora com manutenção do número do telefone. Dezembro de 2010 registrou o maior volume de trocas, com 463 mil efetivações.

Acumulado - Os dados da ABR Telecom apontam que no período acumulado desde o início da implantação da portabilidade numérica em 1º de setembro de 2008 até o dia 31 de março de 2011, foram realizadas 9,2 milhões de transferências, das quais 3 milhões atendendo usuário s de telefonia fixa e 6,2 milhões de móvel.

Histórico - A implantação da portabilidade numérica no Brasil seguiu um calendário gradativo, a partir do dia 1º de setembro de 2008, que foi cumprido com antecedência de 9 dias em relação ao prazo estabelecido pela Anatel para sua conclusão. No dia 2 de março de 2009, o serviço estava ao alcance dos usuários dos mais de 193 milhões de acessos telefônicos servidos, há época, pelos 67 DDDs existentes no País. Atualmente, há cerca de 250 milhões de acessos móveis e fixos ativos no Brasil.


Passo-a-passo da portabilidade:
Para solicitar a portabilidade numérica o usuário deve procurar a operadora para onde ele quer migrar e fazer a solicitação.

Para realizar a solicitação, o usuário deve apresentar à prestadora para qual deseja migrar, documentação que comprove a titularidade do acesso.

O modelo de portabilidade numérica no Brasil determina que só podem ser solicitadas migrações dentro do mesmo serviço - móvel para móvel ou fixo para fixo - e na área de abrangência do mesmo DDD.

Regionalizado - Acompanhe o movimento das efetivações de transferências da portabilidade numérica conforme o DDD e a data de início do serviço, pelo site da ABR Telecom http://www.abrtelecom.com.br.

Busca - O site da ABR Telecom também disponibiliza uma ferramenta de busca para pesquisar a qual operadora pertencem os números de telefones que já se beneficiaram da portabilidade numérica, consulte aqui: http://consultanumero.abr.net.br:8080/consultanumero.

0 comentários: