BlogBlogs.Com.Br

Páginas

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Plantio de árvores compensa carbono emitido durante Feira do Empreendedor 2011 – Paraná

Sebrae/PR e Instituto Socioambiental Chico Mendes vão plantar cerca de 400 mudas às margens do Rio Cerrado, na Grande Curitiba

O Sebrae/PR vai plantar mudas de árvores para compensar a emissão de carbono, durante a Feira do Empreendedor 2011 – Paraná, evento de empreendedorismo realizado de 17 a 20 de março, em Curitiba. O plantio de 400 mudas de árvores nativas será no dia 28 de abril, às margens do Rio Cerrado, afluente do Reservatório do Iraí, importante manancial de abastecimento público de Curitiba, localizado no município de Quatro Barras, Região Metropolitana da Capital.


O Sebrae/PR conta com o apoio do Instituto Internacional de Pesquisa e Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes – INPRA. As árvores plantadas serão de espécie nativa da região e contribuirão para a reposição da mata ciliar. O município de Quatro Barras é parceiro na ação do Sebrae/PR e Instituto Chico Mendes e fará uma sensibilização sobre o plantio junto aos alunos da rede pública de ensino.

Joana D’Arc Julia de Melo, gestora da Feira do Empreendedor e consultora do Sebrae/PR, destaca a responsabilidade ambiental do evento. “A Feira do Empreendedor tem compromisso em compensar o impacto causado ao meio ambiente. Por isso, faremos o plantio de mudas.”

Érica Sanches, consultora do Sebrae/PR, diz que se todos os organizadores de eventos adotassem a postura de neutralizar a emissão de carbono, por exemplo, estaria criado “um ciclo de preservação ambiental”. “Sempre que provocamos impacto ao meio ambiente, devemos compensá-lo”, afirma.

A consultora do Sebrae/PR diz que, além da parceria com o Instituto Chico Mendes, o Sebrae/PR também conta com o apoio da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). O Escritório Verde da UTFPR realizou um estudo para avaliar o impacto do evento ao meio ambiente. Trata-se de um inventário que relaciona, entre outros itens, o gasto de água e de energia, a geração de resíduos orgânicos e descartáveis e a poluição gerada pela queima de combustível dos veículos utilizados para locomoção dos 15 mil visitantes que participaram do evento no Expo Unimed.

Além do estudo de impacto ambiental, realizado pela UTFPR, uma tecnologia especial, desenvolvida pela empresa Ecoescolha, foi aplicada na edição paranaense da Feira do Empreendedor, para calcular, em tempo real, a quantidade de dióxido de carbono (CO2) presente no espaço onde ocorreu o evento. O equipamento aferiu os níveis de gases emitidos no ambiente interno e os comparou com os índices do ambiente externo. Essa foi a primeira vez que um levantamento completo, da emissão de CO2, foi realizado em uma Feira do Empreendedor.

Consciência - Roberto Sugayama, da Ecoescolha, detalha os benefícios do software para controle da poluição ambiental usado no Expo Unimed. “Esse sistema identifica facilmente as altas concentrações de CO2 e também pode ser utilizado em zonas urbanas.” “Com as informações coletadas, podemos saber, por exemplo, o lugar exato para se plantar uma árvore. Dentre uma série de outros benefícios, as árvores ajudam a purificar o ar.”

“Todos os resíduos gerados (plástico, papel e vidro) foram separados e pesados. O material de divulgação e publicidade usado no evento, como papelaria impressa e banners foi doado para que ONGs façam a reciclagem, fabricando sacolas e outros produtos artesanais”, lembra Érica Sanches.

O Instituto EcoCidadão, que é apoiado pela Prefeitura de Curitiba, faz todo o trabalho de reciclagem do lixo gerado durante o evento e uma cooperativa de costureiras recebeu os banners e vai transformá-los em sacolas retornáveis.

Clarice Santos Soares, diretora do Instituto Chico Mendes, afirma que, além de auxiliar o Sebrae/PR no plantio das árvores, também, participou da Feira do Empreendedor para fazer um trabalho de educação ambiental. “Ações como efetuar a coleta seletiva, dar a destinação correta aos resíduos e distribuir material educativo para os visitantes lerem e agirem ajudam a minimizar impactos.”

0 comentários: