BlogBlogs.Com.Br

Páginas

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Internautas não acreditam em punição para envolvidos no Mensalão

Passados mais de cinco anos, principais envolvidos não sofreram punições; participantes de debate virtual culpam a ineficiência da Justiça brasileira

Para os participantes de um fórum organizado pela Rede de Participação Política - iniciativa apartidária da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) –, o modelo judiciário brasileiro é o principal fator que contribui para a ineficácia do processo do mensalão. Os internautas, que debateram o assunto na semana passada, demonstraram descrença com os rumos da investigação, que após mais de cinco anos, não culminou na punição dos principais envolvidos no caso.


Apesar de servir para confirmar o esquema de desvio de dinheiro público que teria beneficiado, além do PT, políticos de outros quatro partidos (PMDB, PTB, PP e PR), o novo relatório da PF dificilmente terá condições de ser incorporado aos autos da ação penal que corre no STF sob a relatoria do ministro Joaquim Barbosa e tem 38 políticos e empresários como réus.

De acordo com o jornalista Josias de Souza, em seu blog da Folha, na hipótese de fatos novos não descritos na denúncia recebida pelo Supremo com relação aos atuais réus, o Ministério Público Federal faz um aditamento na peça de acusação. Se isso vier a ocorrer, os réus estarão, em princípio, aptos a se manifestar sobre as novas investigações, ‘reiniciando’ todo o processo. “A descrença do povo em relação aos políticos é muito grande, idem com relação à morosidade da Justiça. Como justiça tardia não é justiça, nenhuma esperança de que alguém seja punido. É triste ter que engolir a profecia de Delúbio: "Isso não passa de uma piada de salão" e a promessa de Lula de que vai provar que o mensalão nunca existiu. Socorro!”, desabafou o mineiro Antonio Silva, de Varginha.

Nesta semana, o tema em discussão no site www.participacaopolitica.org.br trata da proposta anunciada pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), que prevê um novo plebiscito nacional sobre o desarmamento no país.

0 comentários: