BlogBlogs.Com.Br

Páginas

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Conselho Temático de Assuntos Tributários será instalado no dia 18

Data foi definida nesta quinta-feira (31), em reunião com representantes de entidades que comporão o fórum criado pela Fiep para discutir a reforma tributária

O Conselho Temático de Assuntos Tributários, fórum criado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) para discutir e propor soluções sobre a carga de impostos no Brasil, será instalado oficialmente no próximo dia 18. A data foi definida nesta quinta-feira (31), durante um encontro na sede da Associação Comercial do Paraná (ACP), em Curitiba, que reuniu representantes de diversas entidades que comporão o grupo.


O vice-presidente da Fiep, Edson Luiz Campagnolo, que será o coordenador do Conselho Temático, explica que a criação do fórum é uma iniciativa para reforçar e dar ainda mais legitimidade ao movimento “A Sombra do Imposto”, lançado pela Federação no ano passado. “Queremos oficializar o movimento como uma ação em parceria entre várias entidades. Temos 33 membros desse novo Conselho já confirmados, indicados por diversas entidades representativas do Estado”, diz.

Campagnolo afirma que a ideia da Fiep ao abrir o novo fórum para outras instituições é multiplicar o efeito do movimento que pede a reforma tributária. “O movimento da Sombra do Imposto nasceu dentro da Federação das Indústrias, mas a reforma tributária é um anseio de todos os setores produtivos, incluindo o comércio, a agricultura e outros”, justifica.

Além da instalação do Conselho Temático, nos próximos meses será iniciada a segunda fase da campanha da Sombra do Imposto. Uma nova versão da cartilha, que conscientiza a população sobre a questão dos impostos no Brasil, mostrará como o governo aplica o dinheiro arrecadado com os tributos. A primeira edição, lançada no ano passado, teve 1,5 milhão de exemplares distribuídos em todo o Paraná.

Para representantes das entidades que participaram da reunião desta quinta e que integrarão o Conselho Temático, a ampliação do movimento é necessária para aumentar a pressão da sociedade pela reforma tributária. “Desejamos que esse movimento de conscientização e de capitalização de esforços de todas essas entidades faça história no nosso Estado”, disse o coordenador do Conselho de Jovens Empresários da ACP, Monroe Olsen.

Para Leonardo de Paola, presidente da Comissão de Direito Tributário da seccional paranaense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR), o momento é oportuno para se exigir mudanças na legislação tributária. “Normalmente é nos dois primeiros anos de um novo governo que se fazem as reformas necessárias e precisamos aproveitar este momento”, explicou.

O presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Paraná (Crea-PR), Álvaro Cabrini Júnior, afirmou que a entidade está motivada para participar da mobilização. “O Crea já tem um movimento nacional contra a corrupção e participar de um movimento pela reforma tributária é importante, porque na verdade temos uma carga de impostos alta para alimentar a máquina pública e compensar desvios causados pela corrupção”, declarou.

Para o presidente do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, João Eloi Olenike, a mobilização é o principal caminho para a efetivação da reforma. “O IBPT está há 19 anos batalhando nessa área, mostrando o tamanho da carga tributária brasileira. Estamos à disposição do movimento para fornecer a munição necessária para atacarmos essa elevada carga tributária”, afirmou.

A reunião desta quinta contou ainda com a presença de representantes do SEBRAE-PR, do Sindicato dos Contabilistas de Curitiba e dos conselhos regionais de Contabilidade e de Economia.
Crédito da foto: Gilson Abreu

0 comentários: