BlogBlogs.Com.Br

Páginas

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Alunos da rede municipal têm primeira aula de teatro

Cerca de 40 crianças, com idades entre nove e 10 anos, participaram nesta terça-feira (05), da aula inaugural do Projeto Viva Teatro. Realizado pela Prefeitura de Cianorte, por meio da Divisão de Cultura, o projeto oferece aulas de teatro aos professores e alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino.


A chefe da Divisão de Cultura, Michelle Bárbara Ferrari, explica que, “aos alunos, foram disponibilizadas 40 vagas – 20 no período da manhã e 20 no período da tarde. O objetivo é contribuir com a aprendizagem das crianças, criando nelas o hábito de participar das atividades culturais e descobrindo novos talentos”.

Para facilitar o acesso das crianças, a Divisão de Transportes disponibilizou um ônibus para fazer o translado dos alunos, da escola em que está matriculado até a Casa da Memória.

“É um projeto muito interessante, que trabalha com a expressão corporal, agilidade, percepção e atenção, de uma maneira lúdica. Cianorte precisava de iniciativas como esta. Já somos conhecidos como a Capital do Vestuário. Agora precisamos mostrar nosso lado cultural, a pluralidade de atividades que nosso município tem a oferecer”, defendeu Vicente Celestino da Silva, pai de Giulia Kelly Almeida da Silva, aluna da Escola Municipal Cecília Sato e participante do projeto.

O Viva Teatro também oferece aulas de teatro aos professores da rede municipal. As aulas são no período noturno, no auditório da Prefeitura, e tiveram início no dia 28 de março. Conforme o professor de Teatro, Alfredo Cruz, “são passadas técnicas de iniciação teatral, interpretação, improvisação, expressão corporal e técnica vocal”.

A chefe da Divisão de Ensino Fundamental, Zilma de Lima, defendeu que “o projeto é essencial para o desenvolvimento da capacidade cognitiva e efetiva das crianças. O teatro permite que o aluno se auto-conheça, entre em contato com as emoções e socialize com as demais crianças. Além disso, o Viva Teatro vem de encontro com a prática pedagógica. Trabalha com a auto-estima do professor, conferindo maior segurança ao seu trabalho no sentido de dinamizar e inovar as aulas, promovendo a aprendizagem de uma maneira lúdica e provocando o gosto pelo aprender”.

0 comentários: