BlogBlogs.Com.Br

Páginas

quinta-feira, 31 de março de 2011

Secretaria de Educação adere ao projeto Televisando o Futuro

A Secretaria Municipal de Educação firmou parceria com a RPC TV para a execução do projeto Televisando o Futuro em Cianorte. Com o objetivo de promover a reflexão sobre temas sociais relevantes e contribuir com a construção da cidadania, o projeto estimula a produção artística e literária dos estudantes a partir dos temas abordados nas reportagens da RPC TV.


Lançado em 2008 no município de Foz do Iguaçu, o projeto cresceu e hoje mobiliza milhares de alunos e professores de vários municípios paranaenses. Neste ano, o tema central é “Meio Ambiente” e poderá ser trabalho em quatro subtemas: Biodiversidade, Água: um bem finito, Destinação de Resíduos e Mudanças Climáticas. Poderão participar alunos de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental de oito anos e 1º ao 5º ano do Ensino de nove anos, das escolas públicas.

Conforme a relações públicas Fabiana Vasconcelos, “ao aderir ao projeto, os professores da rede municipal de ensino participarão de uma formação e palestras sobre a temática desenvolvida neste ano. Em seguida, haverá a produção de trabalhos nas escolas e o concurso cultural, com premiação nas categorias Ilustração, Redação, Mobilização das Escolas, Transformação Social – Professores”.

O prefeito Edno Guimarães comentou a importância da parceria público-privado em prol de alguns projetos. “Todos somos responsáveis pela construção da cidadania. Por isso, iniciativas como o Televisando o Futuro devem ser valorizadas”, defendeu.

Para a chefe da Divisão de Ensino Fundamental, Zilma de Lima, a adesão da Secretaria a este projeto trará alguns benefícios. “Em primeiro lugar, nos ajudará a divulgar os trabalhos que as escolas já vêem fazendo em favor do Meio Ambiente. Também nos auxiliará a mobilizar as famílias, levando-as a refletir sobre a responsabilidade de todos na preservação do planeta. A ideia é fazer com que as crianças e seus familiares criem o hábito da preservação, tornando-se pessoas mais zelosas, assim como acontece com relação à dengue”, afirmou.

Zilma lembrou que os trabalhos desenvolvidos nas escolas municipais com o tema Meio Ambiente vêm sendo reconhecidos nos últimos anos. Prova disto é o destaque que conquistou na última Mostra Científica do Cinturão Verde. Um grande exemplo é o projeto “Lixo não perdido, lucro garantido”, da Escola Municipal Lídia Usuy Ohi. Nas seis primeiras edições retirou das ruas da cidade cerca de 100 toneladas de lixo reciclável. Somente em 2010, foram aproximadamente 24 toneladas. Todo o material foi vendido, pela própria escola, para uma unidade de coleta e os valores arrecadados foram revertidos na compra dos brinquedos.

0 comentários: