A Prefeitura Municipal de Cianorte, por meio da Divisão de Cultura, apresentou, na manhã desta terça-feira (22), o projeto Viva Teatro, que tem como objetivo oferecer aulas de teatro aos alunos e professores da rede municipal de ensino. Na oportunidade, foi lançada a edição 2011 do projeto CiaCirco.
Segundo o prefeito Edno Guimarães, “a ideia do Viva Teatro é contribuir com a aprendizagem das crianças, criando nelas o hábito de participar das atividades culturais de nosso município e descobrindo novos talentos”.
O projeto deve abranger alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, ou seja, crianças com idades entre nove e dez anos. Para os estudantes interessados em participar do curso serão disponibilizadas 40 vagas, sendo 20 no período da manhã e 20 no período da tarde. As aulas serão todas as segundas-feiras, com início no dia 04 de abril, na Casa da Memória. A Divisão de Transportes irá oferecer o translado das crianças.
A chefe da Divisão de Cultura, Michelle Bárbara Ferrari, explica que “como as vagas são limitadas, será feita uma triagem entre os alunos e dada a preferência àqueles que apresentam dificuldades de aprendizagem ou que enfrentam problemas sociais, familiares e financeiros”.
Para os professores, são ofertadas até 30 vagas. As aulas serão no período noturno, no auditório da Prefeitura, e devem começar já na próxima semana. Conforme o professor de Teatro, Alfredo Cruz, “serão passadas técnicas de iniciação teatral, interpretação, improvisação, expressão corporal e técnica vocal”.
O secretário municipal de Educação, Pedro Edgar Moreno Aguilera, defendeu que “a proposta se faz pertinente, já que incentiva novos talentos e mantém as crianças longe das ruas, ocupando o tempo livre delas com uma atividade educativa e cultural”.
No dia 02 de abril, às 14h30, na Casa da Memória, será realizada uma reunião com os pais das crianças participantes, para que conheçam melhor o projeto.
CiaCirco
O projeto CiaCirco, criado em 2010, dará início à edição 2011 no dia 05 de abril, com novidades. Neste ano, além das 50 vagas já oferecidas aos alunos da rede estadual de ensino, também serão oferecidas 50 vagas aos alunos da rede municipal. Assim como no Viva Teatro, o CiaCirco contemplará as crianças matriculadas nos 4º e 5º ano do Ensino Fundamental.
“O projeto começou no Colégio Estadual Igléa Grollmann e, com o apoio da Prefeitura Municipal, se expandiu para os demais colégios. É uma proposta pedagógica inovadora, porque garante o acesso à cultura, ao esporte e ao entretenimento”, disse a coordenadora Cleide Cadan.
Os módulos de apresentações dos alunos estão divididos em ginástica geral (movimentos acrobáticos de solo), malabarismo (bola, clave, swing, diabolo, arco e stick), aparelhos de equilíbrio (pirâmide, sobre as latas, perna-de-pau e rola rola), ginástica rítmica (bola, corda, fita, arco e maça) e teatro (jogo de ator, palhaço, mímica, dança, entre outros).
A diretora do Colégio Igléa, Tânia Ferrari Bissi, comentou que “como a instituição foi a primeira a investir na criação de um departamento de teatro, ela disponibilizará todo o material para que o CiaCirco desenvolva suas atividades”.
O Viva Teatro e o CiaCirco contam com o apoio das secretarias municipais de Educação e de Esportes, Núcleo Regional de Educação e da Divisão de Transportes. Além das autoridades mencionadas, participaram da cerimônia a chefe do Núcleo de Educação e vereadora, Professora Kika; o secretário de Esportes Valter Digiórgio; a primeira dama Zoraide Ruiz Guimarães, diretoras das escolas municipais e a equipe pedagógica da secretaria de Educação.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Governo Municipal de Cianorte
0 comentários:
Postar um comentário