BlogBlogs.Com.Br

Páginas

quinta-feira, 17 de março de 2011

Praça terá primeiras academias para crianças e portadores de necessidades especiais

 A praça localizada no final da Avenida Mato Grosso, batizada como Largo da Independência, será a primeira do município a ganhar uma Academia da Primeira Idade (API) e uma Academia Para Especiais (APE). As academias fazem parte do projeto de urbanização do local, cuja obra inicia nesta semana.


O projeto do arquiteto e urbanista Marcus Vinícius Fabrício prevê, ainda, uma Academia da Terceira Idade (ATI), palco a céu aberto, arquibancadas e jardim. Segundo o prefeito Edno Guimarães, “a ideia é fazer da praça um ponto de encontro, lazer e esportes para toda família”. Guimarães ressalta que também pretende-se valorizar o espaço, “que estava desativado e sem iluminação, muitas vezes trazendo uma má impressão”.

As obras, que serão executadas pela Construtora Novo, estão avaliadas em quase R$ 195 mil. Conforme o engenheiro civil Fabrício Rosário Meira, “o prazo de execução é de quatro meses. Além de toda a estrutura para as três academias, o palco e as arquibancadas, o largo também receberá uma iluminação diferenciada, com postes de quatro luminárias”.

O secretário de Desenvolvimento Municipal, Nelson Magron Júnior, explica que “o projeto inicial precisou passar por algumas adaptações, pois ao dar início às obras, a empreiteira descobriu a passagem de uma adutora pelo local. Por isso, foi necessário tomar providências para não atingir esta adutora e afetar o abastecimento de água”.

Sobre a iniciativa de implantar a API, o prefeito comentou que essa modalidade de academia “possui aparelhos modernos e coloridos. Porém, mais importante que isto, é que são lúdicos, incitam a coordenação motora, a habilidade das crianças, a resistência, além de permitir que uma faixa etária maior do que as recomendadas nos parquinhos possam participar das brincadeiras.” As Academias da Primeira Idade podem ser utilizadas por crianças, até a faixa etária dos 12 ou 14 anos, dependendo do biotipo.

Quanto à APE, Guimarães defendeu que “esta administração tem uma preocupação muito grande com os deficientes físicos, por isso, estamos oportunizando a eles participar de uma atividade física, com liberdade de escolher seus horários, e ainda, com a certeza de aparelhos que não sobrecarregam a capacidade de cada um”. A Academia Para Especiais visa reduzir o sedentarismo e levar ainda mais sociabilidade e lazer aos candeirantes. Traz ainda a segurança de aparelhos adaptados de acordo com as condições físicas de seus usuários.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Governo Municipal de Cianorte

0 comentários: