No último dia 23 de março o Expresso da Leitura iniciou sua viagem pelo mundo encantado da literatura infantil. A primeira parada foi na Escola Municipal Castro Alves, onde as crianças puderam conhecer o rico acervo disponibilizado pela biblioteca itinerante.
Ao adentrar no ônibus articulado, personalizado e repleto de livros, a expressão dos alunos da Educação Infantil foi de surpresa e entusiasmo. “As histórias levam as crianças por um mundo de fantasias. Utilizamos as narrações para tratar do conteúdo didático e aproximamos à realidade dos alunos”, comentou a professora Inês Aparecida Macedo.
“O ônibus vem desenvolver o encanto, o gosto pela leitura. Também ensina a cuidar do livro, seja ele de histórias ou didático. Além disso, estabelece o contato do aluno com a literatura, de uma maneira divertida, envolvente, trazendo encanto e despertando a imaginação”, defendeu a diretora Margareth Moreno Romano.
Para envolver as crianças no projeto, a Secretaria de Educação criou, em 2010, um concurso de cartazes nas escolas, em que as crianças deveriam sugerir o nome que batizaria a biblioteca itinerante e também o desenho que seria aplicado no ônibus. O Expresso da Leitura foi sugerido pela turma do 4º ano A, da Escola Municipal Lídia Usuy Ohi, e os desenhos que decoram o ônibus é uma coletânea dos melhores desenhos.
“A turma do 5º ano, que em 2010 participou do concurso, era a mais ansiosa para conhecer o Expresso da Leitura. No início da manhã os alunos já estavam eufóricos para entrar no ônibus e ter acesso aos livros, comentou Margareth.
A chefe da Divisão de Ensino Fundamental, Zilma de Lima, conta que mais de 2.500 títulos estão à disposição dos alunos. “Escolhemos os clássicos da literatura infantil e livros educativos. Temos variedades para agradar a todos e levá-los a uma viagem mágica pelo mundo da imaginação”, disse.
O Expresso da Leitura percorrerá as escolas municipais e centros municipais de educação infantil de todo o município, inclusive os dos distritos de Vidigal e São Lourenço. Nesta semana, a biblioteca itinerante permanece na Escola Municipal Castro Alves, no período da manhã, e na Escola Municipal Cecília Sato, no período da tarde. Até o final do semestre, o ônibus deve passar duas vezes por cada escola.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Governo Municipal de Cianorte
0 comentários:
Postar um comentário