BlogBlogs.Com.Br

Páginas

quinta-feira, 31 de março de 2011

Desafio Sebrae 2011 será lançado em Maringá na próxima terça-feira

Sebrae/PR apresenta as novidades do jogo virtual para professores, representantes de instituições de ensino superior e imprensa da região noroeste do Paraná

A edição 2011 do Desafio Sebrae será lançada em Maringá na próxima terça-feira, dia 5, às 8 horas, na sede regional do Sebrae/PR. O evento objetiva apresentar o jogo virtual para professores, representantes de instituições de ensino superior e imprensa da região noroeste do Paraná. Este ano, o jogo traz novidades que visam contribuir ainda mais para os universitários brasileiros desenvolverem o comportamento empreendedor.


O consultor do Sebrae/PR, João Luis de Moura, adianta que o professor que tiver o maior número de indicações, de equipes de alunos que se inscreverem, vai ganhar uma viagem para Brasília em novembro, quando poderá acompanhar as etapas finais do jogo, realizadas presencialmente. “Vale lembrar também que os integrantes da equipe campeã nacional, entre outros prêmios, ganharão uma bolsa de estudo para o MBA da Fundação Getúlio Vargas”, assinala João de Moura.

De acordo com o coordenador estadual do Desafio Sebrae e consultor do Sebrae/PR, André Luis Rossi, a estratégia do uso de redes sociais também deverá ser bem explorada este ano. “Outra novidade é que a primeira rodada do jogo deve acontecer logo após o término das inscrições, e uma das metas é atuar para que os inscritos realmente participem das fases do jogo”, reforça André Rossi.

As inscrições para participar do Desafio Sebrae 2011 começam a partir do dia 6 de abril e vão até 11 de maio. Nesta edição, o Programa propõe a administração de uma empresa de veículos sustentáveis.

Criado em 1999, o Desafio Sebrae é considerado o maior jogo virtual de empreendedorismo do mundo, que simula situações reais do dia a dia de uma pequena empresa. “A proposta é disseminar a cultura empreendedora aos universitários que buscam caminhos para o início da vida profissional”, destaca João Luiz de Moura.

Desde a primeira edição do Desafio Sebrae, 656.261 mil estudantes já participaram da competição em todo o Brasil. Em 2010, o Paraná registrou, pelo segundo ano consecutivo, número recorde de participação. Foram 21.196 universitários inscritos. A região noroeste do Paraná atingiu a marca de 5.200 inscritos, número considerado significativo.

Instituições como o Centro Universitário de Maringá (Cesumar) e Universidade Estadual de Maringá (UEM) estão entre as que apresentaram o maior número de inscrições tanto no Paraná quanto no Brasil.

Desafio
Realizado em oito países (Argentina, Colômbia, Equador, Peru, Paraguai, Panamá, Uruguai e Chile), além do Brasil, o Desafio Sebrae é promovido nacionalmente pelo Sebrae em parceria com o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ).

Com ajuda de um software que simula o dia a dia de uma empresa, o Desafio Sebrae difunde conceitos de competitividade, ética e associativismo e desenvolve a capacidade gerencial dos participantes Além disso, estimula universitários de todo o País, de qualquer curso de graduação, a organizarem-se em equipes para testar sua capacidade de administrar um negócio, tomar decisões, trabalhar em equipe e analisar as reações do mercado.

Depois de inscritos, os grupos de estudantes passam a competir pela melhor pontuação recebida em cada decisão tomada pela “empresa fictícia”. O software de gerenciamento avalia as decisões das equipes em ambientes que simulam o funcionamento do mercado. Essas decisões são comparadas com as dos concorrentes, o que resulta em uma pontuação para as equipes ao final de cada rodada de decisão. Ao final de cada fase, a pontuação acumulada das equipes é utilizada para gerar o ranking.

As três primeiras fases da competição, regionais e estaduais, são virtuais e as duas últimas, semifinal e final nacional, são presenciais, quando a estrutura da competição muda, sendo adotado regime de imersão. Mais informações podem ser acessadas nos endereços www.ead.sebrae.com.br/hotsite e www.desafio.sebrae.com.br. O Sebrae/PR Maringá fica na Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, nº 1.116, telefone (44) 3220-3474.

0 comentários: