Quinze estilistas e profissionais da área de criação participam, de 4 a 6 de novembro, de capacitação para auxiliar o desenvolvimento de produtos atualizados e competitivos no mercado brasileiro; inscrições ainda estão abertas
As tendências de moda para a coleção inverno 2011 é o tema central de um workshop que acontecerá de 4 a 6 de novembro em Cianorte, no noroeste do Paraná. A ação é voltada para estilistas, profissionais ligados à criação de produtos de moda e estudantes do município e região. O objetivo é oferecer noções de moda e de público-consumidor, tornando os participantes aptos para criar produtos inovadores e competitivos no mercado brasileiro.
A iniciativa é do Arranjo Produtivo Local (APL) do Vestuário de Maringá e de Cianorte, em parceria com o Sindicato das Indústrias do Vestuário de Cianorte (Sinveste), e também conta com o apoio do Projeto Agentes Locais de Inovação e do Sebrae/PR, por meio do Projeto Polo do Vestuário no Noroeste do Paraná.
O consultor do Sebrae/PR, Élvio Saito, informa que esta é a segunda edição do evento. A primeira foi voltada para a coleção verão 2010. “Devido ao sucesso, decidimos dar sequência à essa atividade, que dever ser realizada a cada seis meses, sempre antecedendo a coleção de verão ou inverno, a fim de desenvolver a região por meio do viés da moda”, declara Élvio Saito.
A capacitação soma 12 horas, divididas em três dias com quatro horas cada. Entre os instrutores, estão a professora e mestre em Design de Moda da Universidade Estadual de Maringá (UEM), com ênfase em Criação, Carla Capelassi; a designer e especialista em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi, com ênfase em Marketing, Natália Cortez; e o designer de Moda com ênfase em Produção, Gesival Ramiro. Os dois últimos também são agentes locais de inovação, jovens capacitados pelo Sebrae/PR e Fundação Araucária, com o objetivo de levar conceitos de inovação para micro e pequenas empresas.
De acordo com a professora Carla Capelassi, a importância do workshop é promover a atualização dos profissionais de criação de moda, tento em vista o grande número de indústrias de confecção e vestuário da região entre Maringá e Cianorte.
“Geralmente, informações atualizadas sobre tendências de moda são mais abordadas no eixo entre Rio de Janeiro e São Paulo. A proposta é trazer esse conteúdo para o noroeste do Paraná, dando a oportunidade de as empresas se atualizarem e desenvolverem produtos que sejam competitivos em todo o País, já que recebemos muitos consumidores de outros estados”, destaca a instrutora.
Pelo fato de a moda ser um segmento que gera a necessidade de reciclagem a cada nova coleção, a designer Natália Cortez afirma que o workshop é uma forma inovadora de enxergar as tendências de mercado e as diferentes necessidades e comportamento de cada consumidor. “A capacitação também permite que o empresário desenvolva produtos com foco nos desejos de seus clientes, diminuindo a possibilidade de criar produtos repetitivos ou sem um conceito que traga identidade à sua marca.”
Para obter esse resultado, o designer de Moda Gesival Ramiro explica que os três instrutores estarão presentes durante toda a capacitação. “Com esse trabalho em conjunto, pretendemos oferecer uma assessoria de qualidade para os participantes”, afirma. Para o primeiro dia de capacitação, Gesival Ramiro conta que serão abordadas teorias, métodos de pesquisas e visão de macrotendência, que abrange as produções do mercado brasileiro para a coleção inverno 2011.
“No segundo dia de oficina vamos finalizar o conteúdo teórico e abordaremos a microtendência, que envolve a produção local e da própria empresa. A partir disso, iniciaremos as atividades práticas, em que cada participante analisará o seu consumidor específico para o desenvolvimento da nova coleção”, esclarece o instrutor Gesival Ramiro. O último dia de treinamento será destinado para a finalização dos desenhos da nova coleção inverno 2011, e apresentação dos trabalhos.
Com o cronograma de aprendizado, Gesival Ramiro afirma que mesmo se a empresa participante já estiver com sua coleção inverno 2011 em andamento, terá tempo para ajustes e aperfeiçoamento. E esse processo de melhoria poderá ser aplicado tanto da coleção - que passará a agregar as tendências do mercado, sem perder a identidade da marca própria, quanto da produção de catálogos e de outros procedimentos que envolvem o universo da moda.
Inscrições
Interessados devem se inscrever no Sinveste, que fica na Rua Quatro, nº 101, Parque Industrial, ou pelo telefone (44) 3629-1957, falar com Wellington. Há 15 vagas disponíveis. O investimento é de R$ 80,00 é a capacitação será das 8 às 12 horas no Campus da UEM em Cianorte, que fica na Rua Dom Pedro II, na Zona 1, perto do Lar dos Velhinhos.
Fonte: Savannah Comunicação Integrada



0 comentários:
Postar um comentário