Grupo de empresários participa da solução “Encontros Empresariais”, do Sebrae Mais, que visa promover a união, o fortalecimento e o crescimento de micro e pequenas empresas do setor; município é considerado polo em fotografia no Paraná
O Sebrae Mais – Programa Sebrae para Empresas Avançadas começa em Santa Fé, no noroeste do Paraná. O município é considerado polo de fotografia no estado e por esse motivo, a iniciativa atende aos empresários do setor, que também inclui filmagem. Dentre as cinco soluções do Programa, “Encontros Empresariais” é a que tem sido trabalhada. Os dois primeiros encontros ocorreram nos dias 15 e 22 de outubro, com o tema “Notas Fiscais Eletrônicas”. O terceiro e último encontro será na próxima quinta-feira, dia 4 de novembro, com tema ainda a ser definido.
O consultor do Sebrae/PR e responsável pela ação na cidade, Gustavo Ishikawa, explica que o tema “Notas Fiscais Eletrônicas” foi escolhido porque, para o setor de fotografia e filmagem, a obrigatoriedade do novo procedimento começa a vigorar no início do próximo ano. “Um especialista da área de contabilidade tirou todas as dúvidas dos empresários”, informa o consultor do Sebrae/PR. Ele acrescenta que para o próximo encontro, será escolhido um assunto diferente e convidado um instrutor que atenda às necessidades do público.
Gustavo Ishikawa acrescenta que o objetivo da ação, de modo geral, é promover a troca de experiência entre os empresários que atuam no mesmo segmento, e estimular a busca de soluções específicas para as empresas participantes. Segundo a presidente da Associação das Empresas de Formaturas do Estado do Paraná (AEFEPAR), Edilene Marques Arias, essa atividade contribui significativamente para o melhor desempenho das empresas.
“Empresários mais experientes, que já passaram por fases de dificuldade, compartilham com os mais novos as soluções e caminhos mais assertivos”, destaca Edilene.
A expectativa, segundo a presidente da AEFEPAR, é de que os empresários se tornem ainda mais preparados para enfrentar os obstáculos que surgem em um mercado cada vez mais competitivo. “É um trabalho que une e fortalece o setor, favorecendo o crescimento das micro e pequenas empresas”, acrescenta Edilene Arias. Ela informa ainda que, há quatro anos, o Sebrae/PR acompanha o desenvolvimento das empresas do ramo de fotografia e filmagem de Santa Fé. “Graças a esse auxílio, as empresas têm passado a fase crítica dos três anos iniciais e estão conseguindo permanecer no mercado”, comemora a presidente da AEFEPAR.
Prova disso é o empresário João Rati, do ramo de produção de vídeo em eventos, que se fortaleceu no mercado a partir das capacitações oferecidas pelo Sebrae/PR, no município. Ele conta que há dez anos decidiu deixar de ser funcionário para ter o próprio negócio. Hoje, atende 16 empresas que estão espalhadas em praticamente todos os estados do Brasil.
“Focamos em um ramo que caminha junto com a fotografia e tem dado muito certo. Por meio do apoio do Sebrae, pude me preparar como empresário e, agora, nossos colaboradores participam dos treinamentos. Esse incentivo é devolvido para os clientes em forma de qualidade”, afirma João Rati.
Programa - O Sebrae Mais é uma iniciativa nacional do Sebrae que, em Santa Fé, conta com o apoio da Associação das Empresas de Formaturas do Estado do Paraná (AEFEPAR). Independente do setor ou da área de atuação, o consultor Gustavo Ishikawa informa que, em um mercado cada vez mais competitivo, quanto mais uma empresa cresce, maiores são as dificuldades, os desafios e até mesmo as oportunidades.
Pensando nisso é que o Sebrae criou o Sebrae Mais, um conjunto de soluções voltadas para empresas com gestão avançada, que tenham mais de dois anos de existência no mercado.
O objetivo é trabalhar conteúdos de forma personalizada a fim de atender as necessidades específicas das empresas participantes. “Esse método facilita o aprendizado, a busca de soluções imediatas e a obtenção de uma visão crítica das próprias estratégias por parte dos empresários que têm interesse em expandir os negócios”, esclarece o consultor do Sebrae/PR.
A partir desse aperfeiçoamento, Gustavo Ishikawa afirma que os resultados vão além de melhorias em gestão, estratégias e posicionamento no mercado, porque as empresas tendem a crescer, gerando mais empregos e renda no município.
Noroeste - Cinco cidades da região noroeste do Paraná serão atendidas com as soluções do Sebrae Mais. Em Maringá, as atividades já estão em andamento e o módulo é “Gestão da Inovação”. Esse mesmo módulo será lançado em Cianorte em 25 de novembro, e em Umuarama no dia 22 de novembro. Em Campo Mourão, as capacitações e consultorias também já foram iniciadas a partir do módulo “Gestão Financeira”.
O Sebrae/PR planeja realizar o Sebrae Mais em 12 municípios do Paraná, atendendo 2.250 empresas, nas cinco regiões do Estado, em 2010.
Em Santa fé, as inscrições já foram encerradas, mas os empresários desse ou de outros municípios do noroeste do Paraná que se interessam por participar das soluções do Sebrae Mais devem ficar atentos, porque no início de 2011 haverá mais atividades do Programa. Informações podem ser obtidas por meio da Central de Relacionamentos do Sebrae/PR no 0800 570 0800 ou no site www.sebraemais.com.br.
Conteúdo - Confira o resumo do conteúdo da solução que está sendo abordada pelo Programa Sebrae Mais, em Santa Fé.
Encontros Empresariais: Tem como objetivo promover a interação de empresários de um mesmo ou de vários setores, por meio de um ciclo de encontros e eventos planejados em que são apresentados e debatidos temas específicos do interesse empresarial, gerando aprendizado entre os participantes e a criação, ou fortalecimento, de redes de relacionamentos. Durante os Encontros, que contam com o suporte de um moderador (figura que estimula a troca de ideias e experiências entre os empresários) e de um redator (para registrar todo o aprendizado gerado pelo grupo), especialistas podem ser convidados para aquecer os debates.
FONTE: Savannah Comunicação Integrada



0 comentários:
Postar um comentário