Evento de moda e negócios, realizado pelo Sebrae/PR e Sistema Fiep, acontece durante os dias 14 a 19 de fevereiro, no Cietep, em Curitiba, com uma programação que inclui desfiles, showroom de negócios, exposições, ciclo de atualização de moda, bate-papo com especialistas, oficinas, palestras, debates e o tradicional Prêmio João Turin
A quinta edição do Paraná Business Collection já tem data e local definidos. O evento de moda e de negócios, uma realização do Sebrae/PR e do Sistema Fiep, está marcado para acontecer de 14 a 19 de fevereiro, no Cietep, em Curitiba. Idealizado para mostrar a criatividade e a qualidade da produção têxtil paranaense, e aproximar a moda Paraná dos canais de comercialização em todo Brasil, o evento completará cinco anos nesse formato, como ‘vitrine’ de oportunidades para o setor de confecção do Estado.
Com uma programação variada, que inclui desfiles, showroom de negócios, exposições, ciclo de atualização de moda, bate-papo com especialistas, oficinas, palestras, debates e o tradicional Prêmio João Turin, para a valorização de novos talentos, o Paraná Business Collection se consolida como o mais completo evento de moda do sul do Brasil.
As empresas paranaenses apresentam suas coleções para o inverno, tanto no espaço reservado para negócios quanto na passarela. Já a exposição de acessórios, que foi uma novidade no showroom na edição de 2010, também realizada em fevereiro, volta com tudo em 2011. Compradores de diversos estados brasileiros serão convidados para visitar o Paraná Business Collection, uma fórmula que vem gerando bons resultados. Na última edição, por exemplo, o showroom movimentou R$ 11 milhões de negócios fechados e prospectados, o dobro da apurada na edição de 2009.
Para o gerente da Unidade de Programas Estaduais (UPE) do Sebrae/PR, José Gava Neto, a realização do evento vem mostrando uma evolução gradativa em qualidade e representatividade. “Seja em termos de resultados para o público que visita, quanto na qualidade das coleções e ideias apresentadas na passarela, além de parceiras para cooperação que foram fechadas com a Itália, por exemplo”, cita Gava Neto.
O gerente ressalta, também, a parceria com o Sistema Fiep. “Nossa expectativa para a próxima edição é excelente. O Paraná Business Collection é uma oportunidade para que as empresas mostrem o melhor da moda produzida no Estado, ampliem seu mercado e entrem em contato com jovens estilistas paranaenses”, observa.
A coordenadora estadual do setor do Vestuário do Sebrae/PR, Carla Werkhauser, explica que o número de compradores deve aumentar para 2011. “O Paraná Business Collection vem ganhando maturidade no Brasil, um evento que preza pelo design, pela sustentabilidade e pela qualidade da moda paranaense”, diz Carla Werkhauser. Ainda de acordo com a coordenadora, uma característica do showroom é a participação apenas de empresas do Estado. “Essa é uma iniciativa para aproximar os empresários de bons canais de comercialização e divulgar a criatividade da moda paranaenses em diversos lugares do Brasil. A ideia principal é mostrar a cara do Paraná no cenário da moda brasileira”, avalia.
Segundo Manoel Luiz Araújo, consultor da Fiep para o setor têxtil do Conselho Setorial da Indústria do Vestuário e coordenador da comissão executiva do Paraná Business Collection, o showroom deve reunir 50 empresas, uma estratégia que consolida a proposta de um espaço de negócios. “A marca do Paraná Business Collection já é muito forte e está sendo comentada nos eventos de moda. Isso mostra que o mercado está reconhecendo o evento e que, com certeza, está se consolidando como o primeiro evento de moda do sul do Brasil e o quarto do País”, salienta Manoel Araújo.
Segundo dados da Fiep, atualmente, o setor têxtil e do vestuário paranaense reúne mais de 5,5 mil indústrias em atividade, que geram cerca de 95 mil postos de trabalho. O setor, formado na sua maioria por micro e pequenas empresas, é o segundo maior empregador industrial do Estado, sendo responsável por cerca de 15% das vagas.
Ainda em 2010, os organizadores do Paraná Business Collection lançaram o selo "Eu visto Paraná - Aqui tem moda paranaense", que foi estampado nas vitrines das lojas que abraçaram a ideia, uma iniciativa para divulgar a moda paranaense e que deve se repetir em 2011.
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