O Paraná será o primeiro estado a lançar o Caderno de Referências do Mobiliário 2001, durante o 1º Congresso Moveleiro Paranaense
O design sensitivo, que trabalha com texturas, cores, som e odor, influencia o consumidor na hora da compra de um móvel. É o que propõe o Caderno de Referências do Mobiliário 2011, do Senai, que será lançado durante o 1º Congresso Moveleiro Paranaense, evento promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) que acontece entre quarta e sexta-feira (14 a 16), em Curitiba e Arapongas.
O Paraná será o primeiro Estado a apresentar o material a empresários, designers e profissionais do setor moveleiro. Na quarta-feira, o lançamento acontece às 17 horas, no Cietep, em Curitiba. No dia seguinte, no mesmo horário, será realizado no Expoara, em Arapongas. O lançamento nacional aconteceu no Rio de Janeiro, em março, durante a etapa nacional da Olimpíada do Conhecimento do Senai.
Resultado de uma ampla pesquisa coordenada pelo Programa de Gestão do Design, do Senai Nacional, com a participação de designers de 12 estados – entre eles o Paraná –, o Caderno de Referências está baseado em estudos, feiras, missões internacionais e visitas a fábricas. Segundo Nilson Violato, gerente do Senai Cetmam (Centro de Tecnologia da Madeira e Mobiliário), de Arapongas, o caderno trabalha com macrotendências e se baseia no histórico e movimento do setor. “Nossa intenção não é apontar tendências, mas sim servir de referência para aqueles que trabalham com o desenvolvimento de produtos”, afirma Violato.
Inovação – Paralelo ao lançamento, será apresentado o case de sucesso da Flexiv, indústria de Curitiba especializada na produção de móveis para escritório. Fundada em 1985, a Flexiv se destaca pelo constante investimento em pesquisa e inovação. A preocupação com o design tornou a empresa referência nacional na ergonomia em móveis de escritório. As inovações na Flexiv serão apresentadas pelo fundador e presidente da empresa, Ronaldo Duschenes, que também é vice-presidente da Fiep.
Os interessados em acompanhar o lançamento do Caderno de Referência e a apresentação do case da Flexiv devem se inscrever, gratuitamente, através do site www.congressomoveleiro.org.br. Na página também pode ser conferida a programação completa do evento.
O Congresso – Promovido pela Fiep, por meio do Conselho Setorial da Indústria Moveleira, o Congresso Moveleiro Paranaense conta com o apoio do Sindicato da Indústria do Mobiliário e Marcenaria do Paraná (Simov), do Sindicato das Indústrias de Móveis de Arapongas (Sima) e do Sindicato das Indústrias da Marcenaria de Francisco Beltrão (Sindimadmov).
A programação será aberta em Curitiba, no dia 14, com uma série de palestras e workshops. Um dos destaques fica por conta do designer Marcelo Rosenbaum, que fará a palestra de encerramento. Rosenbaum trabalha com ênfase nas áreas de design de interiores e de produtos e este ano completa a quarta temporada como o responsável pelas transformações nas casas no quadro Lar Doce Lar, do programa de Caldeirão do Huck, da Rede Globo de Televisão. Haverá ainda palestras com o designer Lincoln Seragini, considerado um dos maiores especialistas brasileiros em gestão de marcas, e com o engenheiro italiano Francesco Balducci, gerente de inovação do Centro de Inovação Tecnológica em Madeira e Indústria de Móveis (Cosmob).
No dia seguinte, a programação se repete em Arapongas, onde as atividades do Congresso serão realizadas dentro da FIQ – Feira Internacional da Qualidade em Máquinas, Matérias-primas e Acessórios para a Indústria Moveleira. No dia 16, a cidade recebe também o evento científico do Congresso, em que estudantes e pesquisadores apresentarão trabalhos voltados para o setor moveleiro. Além disso, durante os três dias de evento, será realizada em Arapongas uma série de oficinas ministradas por técnicos do Senai.
Fonte: Comunicação Social do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná - FIEP
0 comentários:
Postar um comentário