O estudante Vinicius Miranda Silveira dos Santos tem apenas 14 anos, mas já carrega quatro medalhas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).
A mais nova, de ouro, foi entregue das mãos do presidente Luis Inácio Lula da Silva, na última terça-feira, dia 6, na Escola Naval do Rio de Janeiro. O evento contou também com a participação dos ministros da Educação, Fernando Haddad, e da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende. Felizes pela conquista, os pais do estudante, suas professoras e diretoras o acompanharam em uma visita ao prefeito Edno Guimarães, que o recebeu satisfeito. “O Vinicius está de parabéns pela premiação. Todos os cianortenses estão orgulhosos. É bom saber que temos nas escolas públicas da cidade, um aluno campeão e dedicado aos estudos”, afirmou o prefeito.
Segundo a chefe do Núcleo Regional de Educação, Claudete Jacomini, “a premiação do Vinicius mostra que as escolas públicas de Cianorte têm qualidade e capacidade para destacar-se no cenário nacional”.
A Olimpíada foi realizada no fim de 2009, época em que Vinicius completava a 8ª série, na Escola Estadual Princesa Izabel. Hoje, o estudante está matriculado no 1º ano do Ensino Médio, no Colégio Estadual Cianorte.
O aluno é filho de Manoel Silveira dos Santos e da servidora pública municipal de Cianorte, Rose Miranda, que está profundamente orgulhosa. “Todo o esforço de meu filho não foi em vão. Além de ser assunto em toda a comunidade escolar, a sua conquista despertou o gosto pelos estudos em muitos de seus amigos”, comemora Rose. Quando questionado sobre a profissão que pretende seguir, Vinicius hesita. “Ainda tenho tempo para decidir”.
A olimpíada é promovida pelos ministérios da Ciência e Tecnologia e da Educação, com realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Os objetivos são incentivar o ensino de Matemática e descobrir talentos entre estudantes das escolas públicas dos anos finais do ensino fundamental e de todo o nível médio
No total, a 5ª OBMEP premiou três mil alunos. São 300 medalhas de ouro, 600 de prata e 2.100 de bronze. Os três mil alunos medalhistas receberam bolsas de iniciação científica júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia.
Também estiveram no gabinete do prefeito, as professoras Lurdes Almeida, Priscila Murakami e Érica Rizzato; as diretoras Rosângela Zucc (Colégio Estadual Princesa Izabel) e Jane Lopes Niquele (Colégio Estadual Cianorte).
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Governo Municipal de Cianorte
0 comentários:
Postar um comentário