O Conselho Comunitário de Segurança de Maringá (Conseg) teve um projeto contemplado por recursos da Campanha da Fraternidade de 2009, que teve como tema a segurança pública. O projeto prevê atendimento psicológico para adolescentes que cometeram crime sexual. O repasse do recurso, na ordem de R$ 5 mil, será no dia 22 de abril, no salão paroquial da Igreja Santo Antônio, na Vila Esperança, às 20 horas.
A Campanha da Fraternidade de 2009, organizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), teve como tema “Fraternidade e Segurança Pública”, com o lema “A paz é fruto da justiça”. Durante a campanha, a coleta de um dia das missas foi revertida para a realização de projetos ligados a segurança pública. Aproveitando a oportunidade, a conselheira do Conseg e psicóloga Célia Regina Cortellete e a psicóloga Karla Rúbia Ferreira inscreveram o projeto no fundo arquidiocesano de solidariedade de Maringá, através da Associação de Reflexão e Ação Social (Aras), entidade responsável pela triagem do projeto.
De acordo com Célia, o projeto será desenvolvido na delegacia do Adolescente, e o recurso será utilizado para a contratação de um profissional na área de psicoterapia. Célia ainda comenta que o projeto teve início em 2009, mas na ocasião contava apenas com uma equipe de estagiários. “Como contávamos com a atuação exclusiva de estagiários, estávamos limitados na área de atendimento aos adolescentes. Agora com esse recurso, nossa previsão é de garantir o atendimento durante um ano”, destaca Célia. “Optamos por atender os adolescentes praticantes do crime sexual, porque as vítimas já contam com esse atendimento através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social, o Creas”. O projeto ainda prevê grupos operativos de orientação aos pais ou responsáveis pelos adolescentes que cometeram os atos infracionais.
De acordo com o vice-presidente da Associação de Reflexão e Ação Social (Aras), Carlos Emar Mariucci, nove projetos serão contemplados pelo recurso da Campanha da Fraternidade do ano passado. “Ao todo serão R$ 46 mil, divididos entre os projetos selecionados, sendo um de Mandagari, dois de Sarandi, um de Paiçandu e cinco de Maringá”.
Fonte: Textual Comunicação
0 comentários:
Postar um comentário