BlogBlogs.Com.Br

Páginas

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Pesquisador chinês propõe parcerias com o Brasil nas políticas de acesso à água

Brasil e China devem intensificar a troca de experiências nas políticas de acesso à água e segurança alimentar e nutricional. Essa foi a proposta feita pelo pesquisador Zhu Qiang, especialista em captação de água pluviais da China, que participou nesta segunda-feira (5/10), em Brasília, de um simpósio sobre o tema. A proposta será estudada pelos Ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Desenvolvimento Agrário, Integração Regional e Meio Ambiente – Pastas que desenvolvem ações para a melhoria de acesso aos recursos hídricos no Semiárido.
O pesquisador chinês, que é professor da Universidade de Tsinghua e trabalha no Departamento de Recursos Hídricos da Província de Gansu da China, foi um dos idealizadores do programa “Providenciando água para uso humano e para animais”, que desenvolve a economia rural e melhora o meio ambiente por meio do uso da água da chuva. O trabalho dele foi o marco referencial do Programa de Cisternas no Brasil.
No período da manhã, Zhu Qiang apresentou como funciona o programa de acesso à água na China, que é mais focado para a produção de alimentos. À tarde foi a vez do governo brasileiro mostrar as ações implantadas pelos ministérios do Desenvolvimento Social, do Desenvolvimento Agrário e da Integração Nacional, por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco da Parnaíba (CODESVASF), que é mais direcionado para o consumo da água.
Nesta tarde, o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Crispim Moreira, mostrou como funciona o Programa de Cisternas e ressaltou a possibilidade de adaptar a experiência chinesa. "É muito interessante a experiência da China em captar as águas das estradas, decorrente das chuvas, para usar na agricultura. Podemos pensar em como fazer o mesmo nas agrovilas, onde temos muitos agricultores".
A coordenadora do Programa Garantia Safra do MDA, Dione Freitas, destacou como funcionam as políticas de acesso ao crédito para os agricultores familiares beneficiados com o Programa de Cisternas. Já o chefe da Unidade de Gestão de Recursos Hídricos da CODESVASF, Elton Cruz, explicou o que é o Programa Água Para Todos, que também implanta cisternas, poços e adutoras.
O “Simpósio Sobre as Políticas de Acesso à Água e Segurança Alimentar e Nutricional - Um diálogo entre as experiências na China e no Brasil” foi promovido pelo MDS.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

0 comentários: