Governador atendeu reivindicação do deputado Waldyr Pugliesi
e da prefeita Veralice Pazzotti. Recurso vai viabilizar ainda
de novos equipamentos para o hospital
e da prefeita Veralice Pazzotti. Recurso vai viabilizar ainda
de novos equipamentos para o hospital
A estrutura física do Hospital Municipal Dr. Lauro Macedo Sobrinho de Centenário do Sul será totalmente recuperada nos próximos meses. O governador Roberto Requião atendeu reivindicação do deputado Waldyr Pugliesi, presidente estadual e líder do PMDB na Assembleia Legislativa e da prefeita Veralice Pazzotti e autorizou nesta segunda-feira (16) a liberação de recursos para as obras de reforma e aquisição de novos equipamentos para a unidade de saúde.
“O Hospital Dr. Lauro Macedo Sobrinho é o único de Centenário do Sul e encontra-se com as instalações bastante precárias. O governador Requião, consciente da importância de garantir atendimento de saúde de qualidade, autorizou de imediato as obras”, informou Pugliesi. “Esta conquista é fruto do trabalho da prefeita Veralice Pazzotti, que tem batalhado bastante para garantir conquistas fundamentais para a população de Centenário do Sul. Tenho certeza que ela fará uma grande administração”, completou o deputado.
A audiência de Pugliesi e Veralice Pazzotti com o governador Roberto Requião ocorreu durante almoço no Palácio das Araucárias em Curitiba. O Hospital Municipal de Centenário do Sul dispõe de 29 leitos e atende em média 80 pacientes ao dia, incluindo moradores do município de Guaraci. A última reforma no prédio, segundo a prefeita, ocorreu em abril de 1998.
“Só temos a agradecer ao deputado Waldyr Pugliesi por mais esta conquista para Centenário do Sul”, informou Veralice. Além das obras, os recursos autorizados por Requião serão utilizados na aquisição de novos equipamentos como aparelhos de raio x, de ultrassonografia, eletrocardiograma, desfribilador, oxímetro, entre outros.
Segundo ela, a prefeitura tem encontrado bastante dificuldades para atender aos anseios da população. Os problemas da prefeitura se agravaram nos últimos anos com a redução do número de habitantes e a consequente redução nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que é calculado de acordo com o número de moradores de cada comunidade. “Centenário do Sul recebia 1.2 e agora recebemos 0.8 do FPM”, explicou.
EDUCAÇÃO – Na última semana Pugliesi anunciou que o governador Requião homologou a construção de uma quadra coberta na Escola Municipal Padre José Anchieta de Centenário do Sul. A unidade de ensino, segundo a prefeita, está localizada numa área periférica do município onde não existe um espaço público de lazer e para a prática esportiva.
“Esta quadra será perfeita para atender moradores da região mais antiga de Centenário e para as crianças de um conjunto habitacional que a Cohapar está construindo próximo a escola”, informou. A prefeita destacou ainda outras conquistas junto ao governo do Estado, com apoio de Pugliesi. “Tivemos a reforma do nosso posto de saúde, o Centro Integrado de Saúde da Mulher e da Criança, que vai contribuir para a redução da mortalidade materno-infantil está quase concluído e também a compra de uma ambulância nova”, relatou.
Centenário do Sul, com aproximadamente 10 mil habitantes segundo o IBGE, começou ser formada no início da década de 1940, com a expansão da agricultura no Norte do Paraná. Em 10 de outubro de 1947 a comunidade foi elevada a categoria de Distrito Administrativo através da Lei Estadual nº 02. A criação do município, desmembrado de Jaguapitã, ocorreu em 14 de novembro de 1951, através da Lei Estadual nº 790. A instalação oficial, incluindo o distrito rural de Vila Progresso, aconteceu em 14 de dezembro de 1952.
0 comentários:
Postar um comentário