De 26 a 30 de janeiro, uma equipe da Aymará Edições e Tecnologia fará viagem de estudos para um dos maiores congressos do mundo na área de educação. A editora paranaense vai apresentar o Programa Cidade Educadora no Congresso Internacional de Pedagogia 2009, que será realizado na cidade de Havana, em Cuba.
A equipe acompanhada do diretor-geral, Áureo Gomes Monteiro Junior, participa do Simpósio Arte, Educação e Cultura, com um ensaio de autoria das professoras Ana Júlia Kloeppel e Marta Morais da Costa, consultoras pedagógicas da Editora, intitulado “A leitura, a literatura e a educação de mãos dadas na valorização da cidadania.” que será debatido com os participantes do Congresso. O trabalho trata da base teórica da coleção e do Programa Cidade Educadora e dos resultados já obtidos nas cidades de Esteio (RS), Praia Grande (SP) e Salvador (BA), que os adotaram em 2007 e 2008.
O Programa Cidade Educadora objetiva a implantação de um ambiente de formação continuada para os educadores das escolas brasileiras, públicas ou particulares, que adotam o programa. Essa formação visa capacitar cada vez mais os educadores para que atuem junto aos alunos a fim de capacitá-los a compreender melhor a realidade e assumir, no que lhes cabe, um compromisso de cidadania, que possa ser cumprido também fora do espaço escolar. O programa também busca proporcionar um trabalho educativo para acompanhar o avanço cultural, social, científico e tecnológico, sem perder de vista as necessidades humanas de realização individual e de participação na vida coletiva. Para harmonizar essas necessidades com a evolução dos modos de aprender e da indispensável predisposição para desaprender, o Programa Cidade Educadora tem na parceria com todos os agentes envolvidos - professores, alunos e gestores – o objetivo de estimular e promover em cada um a realização de uma aprendizagem transformadora e inovadora. Sobretudo, pretende alicerçar uma visão interdisciplinar e transdisciplinar da aprendizagem, embasada na literatura e no poder expressivo e comunicador das linguagens, verbais ou não.
Para o diretor-geral, Áureo Gomes Monteiro Junior, a participação da Editora no congresso faz parte das ações de desenvolvimento propostas pela empresa, além de mostrar para outros educadores da América Latina as iniciativas educacionais eficazes que estão sendo implantadas no Brasil. “Neste congresso apresentaremos todos os bons resultados obtidos pelo Cidade Educadora, provando que a aprendizagem transdisciplinar consegue buscar alternativas para diversas questões do nosso dia-a-dia; privilegiando a formação de leitores e utilizando textos literários de qualidade, promovendo a autoestima e o autoconhecimento e, o principal, contribuindo para a formação do aluno-leitor.”
Durante o evento a equipe de educadores também participa de visitas a centros educacionais de Cuba, conferências especiais e temáticas, mesas-redondas e debates.
Fazem parte da comitiva para o congresso Pedagogia 2009, o diretor-geral da Aymará, Áureo Gomes Monteiro Junior, a consultora pedagógica e autora Ana Julia Kloeppel, a Diretora de Marketing, Analize Nicolini e os autores José Ricardo Moreira e Júlia Scandiuci Figueiredo.
Sobre a Editora Aymará
A Editora Aymará é uma empresa criada com o objetivo de gerir de maneira inovadora e eficiente empreendimentos educacionais. Formada por uma equipe de colaboradores com vasta experiência na área editorial e no setor educacional, a editora tem sua sede instalada em Curitiba (PR) e possui unidades de negócios em Salvador, Brasília, Porto Alegre, São Carlos, Santo André e Fortaleza.
Baseada no desenvolvimento do indivíduo, no respeito à diversidade e na valorização da relação ensino-aprendizagem, a Aymará investe em projetos que promovem a construção do conhecimento e o aprimoramento tecnológico nos mais variados setores educacionais, da Educação Infantil ao Ensino Superior.
Atualmente, o principal projeto da Aymará é o Programa Cidade Educadora, focado na construção da cidadania, na formação de valores éticos e numa postura socialmente responsável. O Programa Cidade Educadora está presente em diversas escolas das redes públicas e privadas, abrangendo cerca de 80 mil estudantes do Ensino Fundamental.
Fonte: Literal Link
0 comentários:
Postar um comentário