De acordo com o prefeito Edno Guimarães, o projeto mostra a preocupação do município em oferecer uma educação de qualidade. “Este projeto irá promover o hábito da leitura entre nossas crianças, de uma maneira lúdica. Por isso, o governo municipal faz questão de adaptar a biblioteca itinerante, fazendo com que o ônibus ficasse com a cara das crianças”.
Representando a Câmara Municipal, o vereador Valdomiro Gonçalves Pereira, afirmou que “as atuais gerações são privilegiadas por ter à disposição projetos como este, que promove a educação de uma maneira divertida e envolvente”.
O secretário de Educação, Pedro Edgar Moreno Aguilera, lembrou da importância da leitura no processo de aprendizagem do aluno. “A leitura é crucial na aprendizagem, pois é através dela que podemos enriquecer nosso vocabulário, obter conhecimento e melhorar a interpretação e o raciocínio”, defendeu.
A chefe da Divisão de Ensino Fundamental, Zilma de Lima, conta que mais de 2.500 títulos estarão à disposição dos alunos. “Escolhemos os clássicos da literatura infantil e livros educativos. Temos variedades para agradar a todos e levá-los a uma viagem mágica pelo mundo da imaginação”, disse.
“A biblioteca itinerante vem atender a uma das exigências do Ministério da Educação (MEC), que em seu Plano de Ações Articuladas (PAR) determina que os municípios desenvolvam programas de incentivo à leitura e cultura”, completou a chefe da Divisão de Cultura, Michelle Bárbara Ferrari.
Durante a cerimônia de lançamento, a professora Lêda Maria Ferraz contou a história “O menino que foi ao vento norte” e a bacharel em piano, Margarida Guilhem, apresentou belas canções.
O Expresso da Leitura percorrerá as escolas municipais e centros municipais de educação infantil de todo o município, inclusive os dos distritos de Vidigal e São Lourenço. Para isto, foi estabelecido um cronograma, que inicia na próxima quarta-feira (23), passando pela Escola Municipal Castro Alves, pela manhã, e pela escola Municipal Cecília Sato, no período da tarde.
Além das autoridades anteriormente mencionadas, também participaram da solenidade o vereador Antonio Marques; representando o Núcleo Regional de Educação, professor Wanderley Ganacim; representando a Loja Maçônica Cianorte, José Carlos de Oliveira; secretários municipais, chefes de divisões, coordenadoras dos centros de educação infantil, diretoras das escolas e equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e NRE. Além de crianças e membros da comunidade.
FONTE: Assessoria de Comunicação Social do Governo Municipal de Cianorte
0 comentários:
Postar um comentário