BlogBlogs.Com.Br

Páginas

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Vencedores do Desafio Sebrae 2010, etapa Paraná, serão conhecidos hoje, em Londrina

Premiação acontece, às 19h30, na Mansão Palhano; maior jogo de empreendedorismo para universitários do mundo ensina como enfrentar os desafios do dia a dia de uma empresa

As duas equipes de estudantes universitários que irão representar o Paraná na etapa nacional do Desafio Sebrae 2010 serão conhecidas nesta quarta-feira, dia 10, durante cerimônia realizada em Londrina, a partir das 19h30, na Mansão Palhano. O evento deve reunir estudantes de todo o Estado, das 20 equipes finalistas, professores, coordenadores de cursos universitários, demais representantes da comunidade acadêmica, consultores e lideranças do Sebrae/PR e de entidades de apoio.


O Desafio Sebrae, realizado em oito países, além do Brasil, está na sua décima primeira edição e foi criado em 1999 para auxiliar os universitários brasileiros que buscam no empreendedorismo uma alternativa para iniciar sua vida profissional. Trata-se de um jogo virtual que simula o dia a dia de uma empresa e que estimula universitários de todo o País, de qualquer curso de graduação, a organizarem-se em equipes para testar sua capacidade de administrar um negócio, tomar decisões e trabalhar em equipe.

O Desafio Sebrae, considerado o maior jogo de empreendedorismo do mundo, é promovido pelo Sebrae, em parceria com o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ). A proposta do jogo é disseminar a cultura empreendedora entre os estudantes, difundir conceitos de competitividade, ética e associativismo e também desenvolver a capacidade gerencial para conduzir pequenos e médios negócios.

O coordenador estadual do Desafio Sebrae, André Rossi, destaca que o Paraná registrou, mais uma vez, neste ano, recorde de alunos inscritos. Segundo Rossi, o resultado mostra que tanto os jovens paranaenses, quanto as instituições de ensino superior têm valorizado cada vez mais o empreendedorismo. De acordo com o coordenador, a maior sensibilização gera resultados como "ampliação do conhecimento dos participantes sobre a realidade das pequenas empresas e melhoria do desempenho dos alunos dentro e fora das instituições”.

Rossi assinala que, durante as várias rodadas do Desafio Sebrae, os participantes experimentam como suas decisões refletem nos resultados da empresa e são estimulados a escolher entre várias alternativas e estratégias, além de conhecerem diferentes formas de se gerenciar um negócio. “O jogo desperta atitudes empreendedoras, fundamentais para países como o Brasil que, anualmente, registra um elevado número de recém-formados. A competição motiva a gestão e competências, o desenvolvimento de liderança, trabalho em equipe e administração de conflitos. Essa experiência contribui para que os jovens cheguem mais preparados no mercado de trabalho", avalia.

Para Rossi, a presença de coordenadores de cursos superiores, chefes de departamentos e diretores das instituições de ensino superior durante a cerimônia de premiação do Desafio Sebrae 2010 é de fundamental importância. “Os dirigentes, que acompanharam apenas as fases iniciais da competição, poderão, nesse momento, dimensionar a importância do jogo para os vários envolvidos e avaliar como os alunos aplicaram o conhecimento recebido pelas academias e desenvolveram habilidades importantes paras seu futuro profissional. Além disso, a presença das diretorias estimula maior participação e é uma forma de se reconhecer o empenho dos estudantes”, afirma o coordenador.

Desempenho - O Paraná registrou, pelo segundo ano consecutivo, número recorde de inscrições no Desafio Sebrae 2010. Neste ano, 21.196 universitários de instituições paranaenses aceitaram o desafio de administrar virtualmente uma fábrica de instrumentos musicais. O período de inscrições ocorreu entre 10 de março a 15 de abril.

Cada empresa virtual montada pelas equipes possui sete áreas de atuação: Recepção, Desenvolvimento de Produtos, Gestão de Produção, Recursos Humanos, Design, Sala de Reunião da Diretoria e Oficina.

As equipes foram compostas por no mínimo de três e máximo de cinco estudantes. Os integrantes das equipes podem ser alunos de cursos diferentes, mas todos devem ser do mesmo Estado brasileiro. Um mesmo participante não pode integrar mais de uma equipe.

Balanço - O Paraná ficou na frente, em números absolutos, de outros estados brasileiros com populações universitárias maiores, como, por exemplo, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Nesta edição, São Paulo registrou 17.790 inscrições; Minas Gerais, 12.247; Rio Grande do Sul, 11.187; Pará, 9.510; Bahia, 7.861 e Mato Grosso, 7.035. Em todo o Brasil, foram 158.484 inscrições.

Comparando-se com a edição de 2009, o Sebrae/PR registrou 1.181 inscrições a mais. No ano passado, 20.015 universitários paranaenses formaram cerca de 4 mil equipes. Neste ano, disputaram o Desafio Sebrae, novamente, mais de 4 mil equipes, formadas por estudantes de faculdades e universidades de todo o Estado.

Dos 21.196 universitários inscritos no Paraná, 5.765 são do sexo masculino e 3.573 do sexo feminino. Os outros 11.858 inscritos não especificaram o sexo ao qual pertencem. A segmentação por idade ficou assim: 12.158 inscritos não especificaram a faixa etária à qual pertencem; 5.641 estão entre 18 e 22 anos completos; 1.605 estão entre 23 e 26 anos completos; 1.221 a partir de 27 anos completos; e 571 até 17 anos completos.

Os cursos que mais registraram inscrições foram Administração (8.255); Ciências Contábeis (2.608); Direito (1.283); Engenharia Civil (657); Ciências Econômicas (460); Sistemas de Informática (353); Engenharia da Produção (297), Agronomia (248), Engenharia Elétrica (233) e Engenharia Ambiental (219).

Funcionamento - O jogo utiliza um software de gerenciamento que, durante a competição, avalia as decisões das equipes em ambientes que simulam o funcionamento do mercado. Essas decisões são comparadas com as dos concorrentes, o que resulta em uma pontuação para as equipes ao final de cada rodada de decisão. Ao final de cada fase, a pontuação acumulada das equipes é utilizada para gerar o ranking.

O Desafio Sebrae é dividido em cinco fases. As três primeiras são virtuais, e as equipes jogam via internet, divididas em chaves, competindo com participantes de seu próprio Estado. As duas últimas fases, a semifinal nacional, programada para acontecer neste ano entre 26 a 30 de novembro, e a final nacional, de 3 a 6 de dezembro, são presenciais e ocorrem em Recife, quando a estrutura do jogo muda, sendo adotado regime de imersão.

Os prêmios para os vencedores estaduais são troféu, iPod Touch e capacitações no Sebrae/PR. Na semifinal nacional, cada participante de cada uma das oito equipes classificadas para a final nacional receberá como prêmio um notebook.

A equipe campeã nacional ganha uma viagem de 10 dias para conhecer um centro de referência mundial em empreendedorismo na Europa. Além do Brasil, mais sete países sul-americanos promovem suas edições do Desafio Sebrae: Argentina, Colômbia, Equador, Peru, Paraguai, Chile e Uruguai.
Fonte: Savannah Comunicação Integrada - empresa licitada do Sebrae/PR

0 comentários: