O resultado final do Censo 2010 será apresentado apenas no dia 29 deste mês. Porém, o IBGE já divulgou, na última quinta-feira (04) a população residente em cada um dos 5.565 municípios brasileiros, segundo os resultados da coleta do Censo Demográfico 2010, realizada no período de 1º de agosto a 31 de outubro. A coleta mostra que até o momento foram recenseados em Cianorte 69.731 habitantes.
Outro dado importante divulgado pelo IBGE é que o município cresceu 21,48% desde o Censo de 2000, ocupando a 17ª posição no ranking das cidades que tiveram o maior crescimento populacional no Estado e superando a taxa de crescimento dos demais municípios da região, como Maringá (que cresceu 21,48% e ocupa a 18ª posição), Umuarama (que cresceu 10,29% e ocupa a 80ª posição) e Campo Mourão (que cresceu 7,55% e ocupa a 107ª posição).
Para o município, o censo se faz extremamente importante, pois é ele que determina o percentual de verbas que será repassado pela União, através do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Cada faixa de população determina os coeficientes de distribuição do FPM.
“Ficamos satisfeitos com o resultado deste censo, pois Cianorte permanece na mesma faixa de repasse. Vimos uma redução no número de habitantes da grande maioria dos municípios pesquisados, o que gerou uma grande revolta por parte dos prefeitos de todo o país, já que os repasses também foram reduzidos. Em nossa cidade, além de conseguirmos permanecer na mesma faixa, ainda nos destacamos entre os 20 municípios paranaenses que mais cresceram”, afirmou o prefeito Edno Guimarães.
Segundo o chefe do IBGE de Cianorte, Antonio Maioli, “o instituto já deu por encerrada a contagem no município. Os casos em que foram encontrados domicílios fechados serão considerados como de trabalhadores sazonais, ou seja, aqueles que possuem residência na cidade, mas moram em outras localidades e não retornarão. Porém, o IBGE fará uma estimativa de quantas pessoas poderão compor cada domicílio e adicionar este número à contagem”.
Se por ventura algum morador não tiver sido recenseado, poderá agendar a entrevista até o dia 24 de novembro, ligando gratuitamente para o 0800-7218181 ou enviar formulário através do link http://www.censo2010.ibge.gov.br/cadastro_nao_recenseado.php. Também é possível entrar em contato com a agência do IBGE de Cianorte pelo 3629-1929.
“Pedimos a colaboração da população, para não passar trotes. Já tivemos cinco casos de agendamento de entrevistas, mas em endereços que não foram encontrados, prejudicando o andamento de nosso trabalho”, disse Maioli.
O Censo 2010 coletou informações sobre a situação socioeconômica da população, tipo de domicílio, escolaridade, bens, acesso saneamento, escola e programas de governo. A população respondeu dois questionários, um básico e um de amostra. O resultado final será divulgado no dia 29 de novembro.
Em dezembro, o IBGE realizará uma pesquisa de avaliação, para estabelecer um parâmetro de confiabilidade do Censo 2010, em que será escolhido um dos setores recenseados para responder novamente aos questionários.
0 comentários:
Postar um comentário