BlogBlogs.Com.Br

Páginas

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Aumenta a procura por capacitações empresariais em Umuarama

Empresários despertam para necessidade de buscar conhecimento, principalmente sobre gestão, para impulsionar crescimento; entidades do município comemoram conscientização

Nos últimos quatro anos, Umuarama, no noroeste do Paraná, tem sido palco de um aumento significativo no número de empresários e colaboradores que participam de capacitações empresariais. A percepção é feita por entidades locais, como o Sebrae/PR, Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama (ACIU), Senac Umuarama e Sindicato Patronal do Comércio, que oferecem treinamentos com vistas à atualização, ao aperfeiçoamento e ao desenvolvimento das empresas.


Os temas de maior interesse, segundo o consultor do Sebrae/PR em Umuarama, Adriano Pereira da Silva, são aqueles relacionados à gestão, como crédito e cobrança, redução de inadimplência, liderança, e-commerce (vendas pela internet), sucessão empresarial, controles financeiros e marketing e propaganda. “O rápido preenchimento das vagas das capacitações empresariais já se tornou uma situação constante. Inclusive, há empresários que acabam ficando de fora, principalmente aqueles que querem se inscrever na última hora”, relata Adriano Pereira da Silva.

O motivo, segundo o consultor do Sebrae/PR, vai além de um despertar para a importância de participar das capacitações empresariais. Umuarama, na posição de polo da região noroeste, experimenta uma fase de franco crescimento. “Aliado a isso, está a evolução dos canais de venda, como a internet e concorrentes regionais. Tudo isso faz o empresário perceber que, para permanecer crescendo, a adaptação e a flexibilização são fundamentais”, afirma Adriano Pereira da Silva.

O presidente da ACIU, Celso Zolim, concorda e acrescenta o fato de o próprio mercado e consumidores estarem cada dia mais exigentes. “Hoje não dá mais para ficar de braços cruzados, o mercado está muito competitivo e os consumidores estão buscando informações sobre os produtos. Por isso, não só as grandes empresas, mas também as médias e pequenas estão precisando ir atrás de conhecimento. E a geração mais jovem tem contribuído para esse alerta”, declara o presidente da ACIU.

Nesse contexto, o presidente do Sindicato Patronal do Comércio, Claudinei Herreiro, observa que as empresas que buscam capacitações são as que mais conquistam crescimento. Enquanto que os empresários que mantêm o seu negócio estagnado, cedo ou tarde, percebem o destaque dos concorrentes. “Essa situação faz com que aquele que está acomodado tenha de se mexer em busca de melhorias e aperfeiçoamento, caso contrário, corre o risco de não conseguir sobreviver no mercado”, assinala Claudinei Herrero.

O consultor do Sebrae/PR, Adriano Pereira da Silva, destaca que a capacitação é um dos principais caminhos para a melhoria contínua e, a partir do momento que o empresário se desperta para isso, o impacto na competitividade pode ser imediato e o retorno garantido. “Capacitar-se significa, muitas vezes, economia de tempo, porque a prática ensina completamente, mas o tempo que se leva para aprender pode tornar o aprendizado obsoleto”, alerta o consultor.

O empresário e diretor-presidente de uma indústria de óleo e lubrificantes em Umuarama, Edilson Marques de Azevedo, decidiu trilhar por esse caminho de capacitação. “Faz pouco tempo que abri a empresa e já busquei as capacitações do Sebrae/PR. Tem sido muito vantajoso, porque já estou aplicando os conhecimentos na prática e isso resultou em mudanças positivas em muitos conceitos e aspectos da organização da empresa”, afirma o empresário. Edilson Azevedo comenta que também incentiva seus líderes a participarem das capacitações e, no momento, está realizando um treinamento na área de inovação. “Pretendo continuar a busca por conhecimento, porque as contribuições do Sebrae abrem portas que trazem resultados positivos”, acrescenta o empresário.

Demanda - De acordo com Adriano Pereira da Silva, o comércio é o setor que mais participa de capacitações em Umuarama. Destaca também a participação da indústria e setor de serviços. Na sequência, ele cita o setor moveleiro, de vestuário e da construção civil, entre outros. Para atender essa demanda, o consultor afirma que o Sebrae/PR busca estar sintonizado com as tendências de mercado a fim de sempre oferecer capacitações atualizadas.

Outra estratégia é ouvir os clientes, para que soluções e programações estejam alinhadas aos seus próprios interesses e necessidades. A ACIU e o Sindicato Patronal do Comércio também oferecem vários treinamentos, alguns deles, inclusive, em parceria com o Sebrae/PR.

Colaboradores -  Além dos empresários, o diretor do Senac, em Umuarama, Valdemir Frasson, destaca que os colaboradores também estão com a visão aberta para as capacitações, afinal as empresas buscam profissionais qualificados. “O Senac trabalha para qualificar essa mão de obra, e o que percebemos é que a busca por capacitações partem não só daquele que está fora do mercado, mas também aquele que está empregado e precisa assegurar sua permanência”, observa Valdemir Frasson.

O diretor do Senac acrescenta ainda que, muitas vezes, as empresas têm resistência de investir na qualificação do colaborador porque empresas concorrentes, ao saberem disso, contratam seus profissionais. “Só que quanto mais pessoas estiverem capacitadas, mais essa tendência diminui”, frisa Valdemir Frasson. Para ele, esse despertar para a qualificação pode ser ainda maior por parte dos colaboradores, e o Senac tem oferecido várias opções de treinamentos para esse público.

Mais informações sobre capacitações podem ser obtidas pela Central de Relacionamento do Sebrae/PR no 0800 570 0800 ou no escritório do Sebrae/PR, em Umuarama, que fica na Avenida Brasil, nº 3.404, Centro, telefone (44) 3622-7028. Empresários e colaboradores que também se interessam pelos treinamentos das outras entidades podem telefonar para a ACIU no (44) 3621-6700, para o Senac Umuarama no (44) 3622-2073, e para o Sindicato Patronal do Comércio no (44) 3622-5898.
Fonte:Savannah Comunicação Integrada

0 comentários: