Especialistas em automobilismo da Alemanha estiveram em duas escolas da capital paulista para falar sobre segurança no trânsito com jovens de 13 a 17 anos
Para mostrar a cerca de mil adolescentes brasileiros que reduzir os acidentes no trânsito é um desafio global, o piloto do Safety Car da Fórmula 1, Bernd Maylander, o ex-piloto da categoria e embaixador de segurança da Allianz, Christian Danner, além da gerente de Marketing Global da Allianz, Sandra Nulty, estiveram hoje de manhã no Centro Educacional Unificado de Cangaíba - CEU -, na Zona Leste, e, agora à tarde, estão no Colégio Visconde de Porto Seguro, no Morumbi, em São Paulo, para apresentar a esses jovens como é importante a prevenção de riscos no trânsito.
"Há 61 milhões de veículos no Brasil, sendo 20 milhões somente no Estado de São Paulo. Quase 150 mil pessoas morrem em acidentes de trânsito na cidade. A principal causa desses acidentes é que somente 11% dos passageiros usam o cinto. Pior, apenas 20% dos alunos do Ensino Médio usam esse importante item de segurança. Além disso, mais de 55% desses jovens já pegaram carona com um amigo que dirigiu após beber", diz Sandra Nulty, que promove esse ciclo de palestras para adolescentes em todos os 19 países que abrigam o GP de Fórmula 1.
Durante a apresentação, o trio expõe aos adolescentes filmes de crash tests realizados no Centro de Tecnologia Allianz, em Munique, na Alemanha. Os vídeos foram capazes de deixar muda a barulhenta plateia. "Não uso cinto de segurança, mas depois de ver que mesmo em uma velocidade tão baixa (cerca de 30 km/h) o estrago que faz é tão grande, vou passar a usar", relata Alisson da Costa Santos, 14 anos, freqüentador do CEU de Cangaíba, que ficou impressionado de como é possível prevenir acidentes com atitudes simples. Além de números, os palestrantes falaram bastante sobre a importância de usar capacete, ao andar de moto. Maylander disse que aprendeu a dirigir em uma autoescola e que medidas simples como cumprir as normas de trânsito são as mais eficazes. "É fácil prevenir acidentes. Basta fazer a sua parte", disse o piloto.
Somente nas estradas brasileiras, a cada 25 acidentes uma pessoa morre, segundo dados da Polícia Rodoviária Federal. Por dia, mais de 3 mil pessoas morrem no mundo em acidentes automotivos e, para especialistas no assunto, as estatísticas tendem a dobrar até 2020 se não houver uma conscientização do quanto é necessário priorizar a segurança nas estradas e vias públicas.
Experiência na Fórmula 1
A categoria máxima do automobilismo mundial é reconhecida pela alta performance e, ao mesmo tempo, por ser muito segura. Os carros chegam a mais de 300 km por hora e mesmo assim a taxa de acidentes é baixa e, quando eles acontecem, os pilotos quase sempre não sofrem ferimentos graves.
"Prevenção é algo simples. A Fórmula 1 é prova disso, pois é uma grande pista de teste para equipamentos de segurança, que depois são adotados pela indústria automobilística em geral. O conhecimento gerado nas pistas de Fórmula 1 é de alguma forma incorporado nas ruas, e ajuda a prevenir e minimizar sinistros, ou acidentes", ressalta Maylander, que traz na bagagem 10 anos de experiência como piloto de Safety Car da Fórmula 1.
"Acreditamos que esse esporte seja uma das maneiras mais efetivas de atrair atenção para o assunto da segurança nas estradas e no trânsito, e contribuir para modificar o comportamento dos motoristas em escala global", finaliza Nulty.
Mais sobre o Allianz Center for Technology (AZT)
O Centro para Tecnologia da Allianz oferece gestão de risco de sucesso, bem como pesquisa sobre acidentes e danos, há mais de 70 anos. O conhecimento obtido pelas pesquisas do Allianz Center for Technology (AZT) oferece contribuição real para o aumento da segurança, a diminuição da gravidade dos danos e a redução de sua frequência.
Allianz e a Fórmula 1®
A companhia patrocina a Fórmula 1® desde 2000 quando firmou parceria com a BMW Williams F1, em uma aposta para posicionar a marca Allianz em uma plataforma mundial. Essa parceria, que completa seu 11º ano, continua a integrar assuntos relacionados à Fórmula 1® com as principais linhas de negócios da Allianz. Em 2002, a propaganda nas laterais da pista foi iniciada para aumentar a percepção de marca no mundo todo, inicialmente priorizando a Europa e a Ásia. Em 2007, a Allianz tornou-se parceira mundial oficial da Fórmula 1®, com maior foco em segurança. A meta agora é intensificar o acordo de renovação de patrocínio à Fórmula 1®, com a complementação da ação de branding com os carros de segurança e Médico pela Allianz. Pela primeira vez a empresa patrocina o GP Brasil de Fórmula 1. Sua logomarca estará estampada no pit Lane, ferme garage, Safety Car, em Interlagos.
Fonte: Comuniquese1



0 comentários:
Postar um comentário