Palestra de lançamento será no próximo dia 13 de outubro, quando Sebrae/PR levará a solução “Estratégias Empresariais” para o município; capacitações e consultorias começam dia 27
O Sebrae Mais – Programa Sebrae para Empresas Avançadas começa em Paranavaí, no noroeste do Paraná, no próximo dia 13 de outubro, às 19h30, no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (ACIAP), que fica na Rua Pernambuco, nº 766, centro. O evento de apresentação de uma das soluções do Sebrae Mais tem como objetivo apresentar o Programa aos empresários e lideranças de entidades, esclarecendo seu objetivo e funcionamento.
O Sebrae Mais é uma iniciativa nacional do Sebrae, com o apoio da ACIAP. Dentre as cinco soluções oferecidas pelo Programa, que começou a ser executado no segundo semestre de 2010, no Paraná, está “Estratégias Empresariais”, escolhida para ser trabalhada no município.
A palestra de lançamento da solução abordará a importância de as empresas trabalharem constantemente com estratégia. O consultor na área de planejamento empresarial e marketing, Ricardo Guirado, é quem vai conduzir o assunto.
Ele também explicará o Sebrae Mais aos empresários interessados e será o responsável pelas capacitações e consultorias do Programa, que vão começar em Paranavaí no dia 27 de outubro. Ricardo Guirado tem especialização internacional, com MBA em Gestão Empresarial pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.
De acordo com o consultor do Sebrae/PR em Paranavaí, Lincoln Marcos Valle, que é o gestor responsável pelo Programa no município, independente do setor ou da área de atuação, as capacitações do Sebrae Mais são aplicadas em empresas que já superaram questões básicas de gestão. “Em muitas empresas de Paranavaí encontramos esse perfil e, ao observarmos potencial de crescimento, o Sebrae/PR decidiu levar o Programa à cidade”, afirma Lincoln Valle.
Método personalizado - O consultor explica ainda que, em um mercado cada vez mais competitivo, quanto mais uma empresa cresce, maiores são as dificuldades, os desafios e até mesmo as oportunidades. Por esses motivos é que o Sebrae criou o Sebrae Mais, que consiste em um conjunto de soluções desenvolvidas com metodologia avançada, para trabalhar os conteúdos de forma personalizada a fim de atender as necessidades específicas das empresas participantes.
“Esse método facilita o aprendizado, a busca de soluções imediatas e a obtenção de uma visão crítica das próprias estratégias por parte dos empresários que têm interesse em expandir os negócios”, esclarece Lincoln Valle. A partir disso, os resultados do aperfeiçoamento da gestão da empresa por meio do modulo “Estratégias Empresariais” vão além do ganho em competitividade. “Com melhor gestão, estratégias e posicionamento no mercado, essas empresas tendem a crescer ainda mais, gerando mais empregos e renda no município”, completa o consultor do Sebrae/PR.
Programa - O Sebrae Mais é voltado, especificamente, para empresas com gestão avançada, que tenham mais de dois anos de existência no mercado. As atividades somam cinco encontros de treinamento, o que corresponde a 36 horas em sala de aula. Há também 11 horas de consultoria personalizada em cada empresa participante, que são realizadas de forma intercalada, ou seja, entre um encontro e outro.
Noroeste - Cinco cidades da região noroeste do Paraná serão atendidas com as soluções do Sebrae Mais. Em Maringá, as atividades já estão em andamento e o módulo é “Gestão da Inovação”. Esse mesmo módulo, em breve, também será iniciado em Cianorte e Umuarama. Em Campo Mourão, as capacitações e consultorias a partir do módulo “Gestão Financeira” também já foram iniciadas. O Sebrae/PR planeja realizar o Sebrae Mais em 12 municípios do Paraná, atendendo 2.250 empresas, nas cinco regiões do Estado, em 2010.
Para participar - A palestra de lançamento é gratuita, mas é preciso confirmar presença no escritório do Sebrae/PR em Paranavaí, que fica na Rua Souza Naves, nº 935, Jardim São Cristóvão, ou pelo telefone (44) 3423-2865. Há 100 vagas para essa palestra.
Já para se inscrever no Sebrae Mais “Estratégias Empresariais”, interessados devem entrar em contato com a Central de Relacionamentos do Sebrae/PR no 0800 570 0800. Há 15 vagas disponíveis para empresas, sendo que em cada vaga pode ser inscritas duas pessoas. Ao todo, portanto, serão 30 pessoas em sala de aula. Mais informações ou pré-cadastro podem ser encontrados no site www.sebraemais.com.br.
As capacitações serão realizadas no escritório do Sebrae/PR, em Paranavaí.
Conteúdo - Confira o resumo do conteúdo das cinco soluções abordadas no Programa Sebrae Mais. Lembrando que, neste ano, além do módulo “Estratégias Empresariais”, que será realizado em Paranavaí, o Sebrae também realizará a solução “Encontros Empresariais”. O grupo participante já está fechado.
“Estratégias Empresariais”: nessa solução, o empresário tem orientações sobre o que é estratégia e o que influencia o processo estratégico. Com isso, é possível realizar análise do ambiente empresarial no qual a empresa está inserida; identificar pontos fortes e fracos; traçar estratégias para a empresa crescer; e elaborar o plano de ação estratégico para a empresa, incluindo um cronograma de implantação. Ao todo, a solução “Estratégias Empresariais” tem duração de 47 horas, entre encontros e consultorias nas empresas.
“Gestão da Inovação”: é uma solução empresarial que possibilita ao empresário compreender o que é, de fato, a inovação e auxilia o gestor a compreender a importância de inovar processos para melhorar a competitividade da empresa. Ainda nessa ação, o empresário terá condições de avaliar o processo de inovação que o empreendimento se encontra, implantar estratégias que estimulem todos os envolvidos na empresa a inovar e mostra, principalmente, que inovação não é um conceito que está ligado apenas à adoção de novas tecnologias, mas que inovação pode estar presente em práticas de marketing e gestão. Para essa solução, a duração é de 18 horas, constituídas de 15 horas de encontro e três horas de consultorias na empresa.
“Gestão Financeira”: essa solução possibilita ao empresário controlar, analisar, planejar, simular informações financeiras da empresa para a eficiente tomada de decisão. Com essa postura, o gestor do negócio consegue melhorar a gestão do capital da empresa; realizar projeções financeiras para assegurar decisões estratégicas; elaborar um planejamento orçamentário para potencializar resultados; e comparar simulações financeiras para avalizar alternativas de mudanças estruturais na empresa. Para essa solução, o Programa Sebrae Mais propõe que o aprendizado ocorra durante a implantação das ferramentas na empresa e a duração das ações é de três meses. Para desenvolver essa solução, o Sebrae buscou um modelo inglês de aprendizagem, chamado de Work Based Learning. O processo inicia com uma oficina de oito horas e mais três horas especificas para elaboração de diagnóstico e definição do plano de desenvolvimento, por empresa. O empresário ainda realiza estudos a distância, pela internet, durante 90 dias, contando com assessoria diária de um consultor, que aborda questões específicas de cada empresa. Assim, o empresário implanta a ferramenta ideal, com a ajuda do consultor.
“Internacionalização”: essa solução foi desenvolvida para preparar o empresário como implementar o processo de internacionalização, o que torna a empresa mais competitiva tanto no mercado interno como externo. Nas atividades propostas, o empresário terá condições de avaliar a capacidade da empresa em atuar no mercado internacional; realizar os ajustes estruturais necessários para a internacionalização da empresa; e elaborar um plano inicial de internacionalização. A duração dessa solução é de 19 horas, distribuídos em quatro encontros de quatro horas e três horas de consultoria por empresa.
“Encontros Empresariais”: nessa solução, a troca de experiência entre empresários do mesmo setor, ou até de outros setores, é a proposta. A ideia é compartilhar erros e acertos com o objetivo de contribuir para a melhoria ou transformação das empresas; estabelecer uma rede de contatos e de futuros parceiros; e compartilhar soluções já testadas e consolidadas entre as empresas participantes. Ao todo são realizados de três a seis encontros por grupo e pode haver um convidado que seja especialista no tema debatido.
Fonte: Savannah Comunicação Integrada



0 comentários:
Postar um comentário