BlogBlogs.Com.Br

Páginas

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Sebrae/PR integra comitiva para Foromic 2010

Representantes da entidade embarcam para Montevidéu, no Uruguai; de 6 a 8 de outubro, serão discutidos temas como microfinanças para microempresas

Representantes do Sebrae/PR participam, de 6 a 8 de outubro, em Montevidéu, no Uruguai, do XIII Fórum Interamericano da Microempresa - Foromic 2010, organizado pelo Fundo Multilateral de Investimentos (Fumin), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O Foromic é reconhecido internacionalmente por discutir boas práticas e as novas tendências em microfinanças e microempresas.


Especialistas dos setores público e privado, de diversos países, já confirmaram presença nos três dias, de discussões, oficinas e de treinamentos, que acontecerão nas instalações do Laboratório Tecnológico do Uruguai (LATU). São esperados mais de mil participantes. Os representantes do Sebrae/PR vão integrar uma delegação do Sistema Sebrae, liderada pelo diretor técnico do Sebrae, Carlos Alberto do Santos.

"Durante o Foromic, são discutidas as melhores práticas, metodologias e estratégias para promover e apoiar as microempresas instaladas e em funcionamento na América Latina e no Caribe. O foco principal dos debates são microfinanças, mas sempre outras questões ligadas aos pequenos negócios entram em pauta", destaca o diretor de Gestão e Produção do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta.

O diretor lembra que fóruns como o que acontecerá em Montevidéu oferecem aos participantes inúmeras oportunidades para conhecer e interagir com investidores privados, representantes de instituições de fomento, de agências de desenvolvimento, de empresas de consultoria e de serviços de apoio às micro e pequenas empresas como o Sistema Sebrae.

"O Foromic é, sem dúvida, um importante palco para a discussão de soluções coordenadas entre os representantes das entidades dos países participantes. É uma oportunidade ímpar de os países, diante de realidades e de dificuldades comuns, discutirem planos e soluções conjuntas. Para o empreendedorismo e para as micro e pequenas empresas, essa mobilização coletiva é fundamental”, assinala Tioqueta.

Para o diretor de Operações do Sebrae/PR, Julio Cezar Agostini, a programação do Foromic, nesta 13ª edição, em Montevidéu, inclui temas inovadores e igualmente relevantes para o mundo corporativo, como por exemplo, finanças responsáveis, tecnologia em microfinanças, inovação para conquistar novos clientes e o desenvolvimento e os avanços para produtos já estabelecidos, como o microseguro.

Sebrae CDT-AL -  Os participantes do Foromic 2010 terão a oportunidade, pelo segundo ano consecutivo, de conhecer as ações do Sebrae CDT-AL – Centro de Desenvolvimento de Tecnologias para a Integração Transfronteiriça de Micro e Pequenas Empresas do Mercosul e América Latina. Localizado em Foz do Iguaçu, o Sebrae CDT-AL é uma iniciativa do Sebrae, nacionalmente, gerenciada pelo Sebrae/PR.

“O Sebrae CDT-AL é uma unidade de excelência para a integração transfronteiriça de instituições que apoiam as micro e pequenas empresas do Mercosul e América Latina”, explica o gerente da Regional Oeste do Sebrae/PR, Orestes Hotz. Segundo ele, a parceria Sebrae Nacional, Sebrae/PR, PTI-Itaipu, Banco BID e instituições paraguaias e argentinas hospedará a vanguarda do conhecimento sobre integração e cooperação produtiva.

"O intercâmbio com os representantes de outros países, no Foromic, será muito útil para dosarmos e direcionarmos nossas ações no Sebrae CDT-AL, sobretudo junto aos nossos potenciais parceiros", completa Hotz. Para o gerente, o evento tem fornecido, nas duas últimas edições, realizada no Paraguai e no Peru, um panorama dos principais temas que envolvem as microempresas e o seu acesso ao microcrédito.

Para o consultor do Sebrae CDT-AL, Luiz Antonio Rolim de Moura, o Foromic é um ponto de convergência de todas as instituições que trabalham com crédito na América Latina e Caribe. "Nenhum projeto é levado adiante se não se mostrar viável. O Foromic sempre traz exemplos de projetos, focados em microcrédito e ações de agrupamentos de microempresas, que acabaram dando certo e que servem de referência."

O Sebrae CDT-AL, de acordo com o consultor, precisa e tem como meta, acompanhar esses fóruns internacionais, até para conhecer as propostas de desenvolvimento socioeconômico a partir desses bons exemplos das micro e pequenas empresas latino-americanas.

Mais informações sobre o Foromic 2010 podem ser obtidas no http://events.iadb.org/calendar/eventDetail.aspx?lang=en&id=1779.
Fonte: Savannah Comunicação Integrada

0 comentários: