O terreno cedido pela Prefeitura Municipal para a construção da Escola Técnica Profissionalizante foi aprovado pelo arquiteto do Ministério da Educação (MEC), Lucas Scalco, nesta quinta-feira (30). A localização e a infra-estrutura da área foram os principais critérios avaliados.
Segundo o arquiteto, “o Ministério da Educação vem percorrendo todas as cidades contempladas pelo programa Brasil Profissionalizado – responsável pela criação das escolas técnicas – para avaliar as áreas escolhidas. Como o terreno reservado para a implantação do projeto em Cianorte mostrou-se adequado às exigências do MEC, o Ministério fará o repasse da verba da construção ao Governo Estadual, responsável pela execução da obra”.
“Quando fomos contemplados pelo Programa Brasil Profissionalizado, tivemos a preocupação de escolher um terreno bem localizado para abrigar a escola técnica e adaptá-lo às exigências do MEC. A área fica próxima ao centro da cidade e vale mais de R$ 1 milhão”, afirmou o prefeito Edno Guimarães.
O terreno, localizado ao lado da Escola Municipal Castro Alves e do campus da Universidade Estadual de Maringá (Rua Dom Pedro II, 598A), possui 13.600 metros quadrados de área e passou por uma terraplanagem. Segundo o secretário de Desenvolvimento Municipal, Nelson Magron Júnior, “na região há toda a infraestrutura necessária para o funcionamento da escola, como rede de água, iluminação e pavimentação asfáltica. O município também fará o passeio público, para garantir a segurança dos alunos”.
A Escola Técnica Profissionalizante terá 5.529 metros quadrados de área construída. No total, são 12 salas de aula, seis laboratórios, cozinha, refeitório, quadra poliesportiva coberta, anfiteatro coberto, anfiteatro de arena e biblioteca. A obra foi avaliada em R$ 6 milhões e 22 mil.
Conforme a Chefe do Núcleo Regional de Educação, Claudete Maria de Fátima Jacomini, “o governo estadual tem a previsão de iniciar o funcionamento da escola, oferecendo seis cursos profissionalizantes: Técnico em Vestuário, Tecelagem, Química, Administração, Recursos Humanos e Vendas”.
As escolas técnicas construídas pelo Programa Brasil Alfabetizado têm um projeto padrão para todos os municípios. O Paraná receberá 17 unidades de ensino e Cianorte foi a única cidade da região noroeste do estado contemplada.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Governo Municipal de Cianorte




0 comentários:
Postar um comentário