BlogBlogs.Com.Br

Páginas

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Experiências no varejo entram na pauta de empresários de pequenas empresas

Uma missão técnica realizada em Curitiba reuniu gestores de pequenos negócios que tiveram a oportunidade de aprender práticas e inovações desenvolvidas por um seleto grupo de 13 empresas

Práticas inovadoras desenvolvidas por empresas do setor do varejo serviram de exemplos para um grupo de empresários de micro e pequenas que participou da Missão Técnica do Varejo, em Curitiba, durante os dias 22 a 24 de agosto. A iniciativa faz parte de um pacote de soluções oferecidas pelo Programa VarejoMAIS – Mais Vendas, Mais Competitividade, realizado pelo Sebrae/PR e Sistema Fecomércio/PR, em diversas cidades paranaenses. Ao todo, nove empresários e gestores de negócios do comércio de bens, serviços e turismo, de Maringá, Guarapuava, Tibagi, Francisco Beltrão e Reserva, passaram três dias na capital paranaense, num processo de imersão para conhecer práticas inovadoras de empresas-referências, além de participar de workshops com especialistas em varejo.


Durante a viagem, os lojistas paranaenses tiveram a oportunidade de aprender, na prática, técnicas e inovações desenvolvidas por um seleto grupo de 13 empresas, ações que poderão ser adaptadas e aplicadas em seus negócios, além de debater estratégias e tendências de varejo. Todas as visitas foram acompanhadas por consultores do Sebrae/PR, para que as informações adquiridas fossem assimiladas e o conhecimento transformado em ações pontuais, que promovam melhorias na gestão empresarial.

O proprietário do Restaurante Casa Nova, Miguel Shoji Tanabe, participou pela segunda vez da Missão Técnica do Varejo. Na primeira, o empresário conheceu práticas realizadas por empresas de São Paulo, ano passado. Segundo Tanabe, a experiência de conhecer outras empresas é tão positiva que ele convidou a mulher, também sócia do restaurante que fica em Maringá, noroeste do Paraná, para viajar com ele. “Eu gosto muito do formato de visitas e a realização dos workshops. Gosto, também, de visitar empresas de outros segmentos, além da abertura que esses empresários têm em nos receber”, diz.

Para Tanabe, que em 1990 embarcou para o Japão com o objetivo de trabalhar e guardar dinheiro para montar um negócio no Brasil, as missões técnicas contribuem para ampliar a visão sobre o negócio. “Essa experiência me ajudou a vislumbrar coisas novas para o nosso restaurante, que está há 15 anos no mercado. Você vai fazendo uma correlação das coisas que você viu com as coisas da sua empresa. Agora, estamos planejando que mudanças vamos fazer”, afirma o empresário, que administra duas unidades do Restaurante Casa Nova e emprega 50 funcionários.

Elis Temochko é sócia-proprietária da Discolândia Presentes, loja que comercializa CDs, DVDs, instrumentos musicais e brinquedos em Guarapuava. A empresária conta que decidiu integrar o grupo da missão técnica para Curitiba, pois procurava diferenciais competitivos para o seu negócio. “É sempre bom você buscar novidades”, observa. Segundo Elis Temochko, com a viagem, ela passou a avaliar a contratação de uma agência de publicidade, para trabalhar questões relacionadas à comunicação da empresa e público-alvo. “Estou pensando fazer outras coisas também, mas, primeiro, vou esperar passar o Dia das Crianças”, conta.

Solange Franzoni, que desde a fundação do Supermercado Franzoni, em 1988, participa da administração do negócio, em Francisco Beltrão, diz que participou da missão técnica para observar outras realidades e para não se ‘acomodar’. “Fui para buscar ideias diferentes que possam ser aproveitadas na nossa atividade e que contribuam para o desenvolvimento da nossa loja. As avaliações foram todas positivas e motivadoras. E me surpreendi com a forma positiva e com o comprometimento de todos os empresários que visitamos e, também, com a importância que todos dão as pesquisas em todos os sentidos”, conta Solange Franzoni.

Segundo a empresária, depois da viagem, ela e os gestores do supermercado resolveram tirar da ‘gaveta’ o planejamento estratégico da empresa. “Vamos colocá-lo em prática. Estamos fazendo ajustes com o setor de pessoas e, na sequência, iremos seguir o planejamento”, diz.

NOVAS IDÉIAS - O consultor do Sebrae/PR, Edison Carlos Charavara, que acompanhou o grupo de empresários na capital paranaense, diz que o balanço da Missão Técnica do Varejo é positiva. “Essa é uma solução de sucesso, que vem gerando bons resultados de conhecimento e aprendizado para os empresários”, diz o consultor do Sebrae/PR.

Para Charavara, a qualidade das empresas visitadas, referências em gestão e na aplicação de conceitos de varejo, como posicionamento de mercado, e a organização da viagem foram alguns dos pontos destacados nas avaliações realizadas pelos empresários sobre a viagem. “As visitas às sedes do Sebrae/PR e do Sistema Fecomércio/PR também foram interessantes, pois os empresários puderam conhecer mais de perto a qualidade dessas instituições e o trabalho que elas desenvolvem em prol das micro e pequenas empresas do varejo”, avalia.

Sobre a realização dos workshops, o consultor do Sebrae/PR ressalta que essa é uma estratégia para proporcionar o aprendizado efetivo. “Nas visitas, o empresário fica frente a frente com referências e isso traz um impacto muito grande, pois ele vê na prática o que está sendo feito. No workshop, você fecha o dia. É um momento para processar tudo aquilo que foi visto e consolidar o conhecimento”, explica Charavara.

OPORTUNIDADE - Curitiba abriu a série de missões técnicas do varejo, realizadas pelo Sebrae/PR e pelo Sistema Fecomércio/PR, em 2010. As próximas estão marcadas para Orlando, nos Estados Unidos, durante os dias 16 a 23 de outubro, e outra para São Paulo, que será realizada de 24 a 27 de outubro. O objetivo das viagens, que acontecem desde 2007, é oportunizar, por meio da experimentação de novas culturas de comércio, que empresários de micro e pequenas empresas troquem experiências, repensem estratégias e operações em sua rotina mercadológica.

De acordo com o coordenador estadual do Setor de Comércio, Bens e Serviços do Sebrae/PR, Osmar Dalquano Junior, as viagens são uma oportunidade para que os empresários entrem em contato com iniciativas inovadoras. “As missões técnicas são soluções de alto nível que o Sebrae/PR e a Fecomércio/PR estão disponibilizando para os empresários do Paraná. A proposta é que o lojista conheça tendências e novas estratégias utilizadas pelo varejo, práticas possíveis de serem aplicadas na sua empresa, elevando o patamar de competitividade da sua loja”, diz Dalquano Junior.

Para a missão internacional, o Sebrae/PR e a Fecomércio/PR orientam que os empresários interessados em participar estejam em dia com o passaporte e com o visto do governo dos Estados Unidos. O empresário interessado deve ficar atento às datas das viagens. Informações e inscrições sobre os valores referentes a cada uma das missões, os empresários devem entrar em contato com a Central de Relacionamento do Sebrae/PR, no 0800 570 0800 ou acessar o endereço www.sebraepr.com.br/varejo.

0 comentários: