A obra deve ter recursos do Ministériuo dos Esportes
Engenheiros da Prefeitura da Cidade Universitária já estão trabalhando nos projetos para a construção de um Ginásio de Esportes no Campus do Centro Politécnico da UFPR. A obra foi autorizada no final de julho durante audiência de uma comitiva da Universidade Federal, liderada pelo reitor Zaki Akel Sobrinho com o ministro dos Esportes Orlando Silva.
A idéia é ter mais um local para treinamento dos atletas de todo País que irão participar das Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016. O que está sendo projetado é um Ginásio com capacidade para 1.500 pessoas, mas ainda é cedo para falar em custos, explicou o professor Fernando Marinho Mezzadri, vice-diretor do Setor de Ciências Biológicas e integrante do grupo que conversou com o ministro.
Assim que os projetos ficarem prontos, novas reuniões serão marcadas no Ministério dos Esportes para tratar dos recursos necessários. Apesar disso, a intenção é começar a construção ainda em 2010, segundo o vice-diretor de Ciências Biológicas. A obra será erguida ao lado do Centro de Educação Física e Desportos (Ced) e irá beneficiar toda comunidade de Curitiba, porque poderá abrigar competições de diversos níveis.
A nova construção será necessária para que a UFPR possa integrar uma rede nacional que está sendo constituída pelo Ministério do Esporte, pensando nas Olimpíadxas do Brasil. Será um pólo de formação de atletas que começará por centros locais, nos municípios, centro regional na UFPR e, depois, nos pólos nacionais.
PESQUISA - Pesquisadores da área de esportes da UFPR e também de países como Inglaterra, Estados Unidos e Nova Zelândia começam agora uma ampla pesquisa sobre o que os grandes eventos como Olimpíadas e Copa do Mundo deixam para para a população. Os estudiosos entendem que deve haver uma política ampla que se beneficie das estruturas que são preparadas para as competições. Por isso, a análise será feita na África do Sul, onde ocorreram as disputas da Copa de 2010 e também em Londres, país sede as próximas Olimpíadas em 2012.
Fonte: Assessoria de Imprensa da UFPR
0 comentários:
Postar um comentário