Selo da Editora Saraiva traz soluções multimídia nas disciplinas de Matemática e Inglês para o Ensino Fundamental e Médio
Empenhada com a evolução do ensino e preocupada em prover soluções educacionais completas, a Editora Saraiva, por meio do novo selo Editora Saraiva Educação Multimídia (www.destinosaraiva.com.br), coloca à disposição dos educadores de todo o País materiais didáticos multimídia que dinamizam a forma de ensinar e aprender algumas disciplinas.
Os materiais, intitulados Destino: Matemática e Destination Reading, constituem uma solução pedagógica digital inédita, criativa e dinâmica, totalmente diferente dos produtos digitais educativos hoje disponíveis. Destino: Matemática e Destination Reading seguem as tendências pedagógicas atuais no que se refere ao uso das novas tecnologias em educação.
Como explica o Diretor de Planejamento da Editora Saraiva Educação Multimídia, Maurício Pereira Fanganiello, a utilização desses novos recursos amplia as possibilidades de ensino e de aprendizagem, dentro e fora da sala de aula. “Estamos oferecendo uma importante ferramenta para auxiliar o professor, que tem carência evidente de soluções tecnológicas na hora de educar. O computador é bom, mas é melhor ainda quando o educador conta com a possibilidade de potencializar seu uso a favor do conhecimento”, afirma.
A série Destino foi planejada para cobrir todo o ano letivo e inteiramente estruturada com base em objetivos de aprendizagem alinhados aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Ao trabalhar com o desenvolvimento do raciocínio, a aquisição de conceitos, resolução de problemas e com o desenvolvimento da competência leitora, melhora sensivelmente a aprendizagem e, conseqüentemente, o nível de desempenho dos alunos em provas de avaliação.
“São recursos didáticos que multiplicam as oportunidades de aprendizado. Completos, auto-explicativos, adaptáveis ao estilo de ensinar de cada professor e compatíveis com o livro didático usado na sala de aula”, lembra Fanganiello. “A série Destino é uma ferramenta de alta eficiência que dá ao educador mais dinamismo na forma de ensinar. Além de recursos para preparar sua aula, ele terá como explorar os conteúdos de uma forma diferente de tudo que ele já fez até hoje”.
Todos os produtos da série Destino podem ser instalados no próprio computador do aluno, na rede da escola ou em um servidor ligado à Internet, para ser usado em casa. Uma plataforma, o LMS (Learning Management System ou Sistema de Gerenciamento de Aprendizado), controla o acesso ao sistema. Com perfis definidos por senhas, o LMS oferece diferentes níveis de acesso para seus usuários: mantenedores, diretores, professores e alunos.
“É possível explorar um conceito em sala de aula, fazer uma avaliação no laboratório de informática e programar atividades para que cada aluno resolva em casa”, explica Fanganiello. “O professor também ganha uma ferramenta poderosa na gestão do ensino, pois passa a verificar os resultados por um sistema único de gerenciamento, além de ter a possibilidade de acompanhar o desenvolvimento de cada aluno, individualmente”.
A série Destino oferece ao educador a definição dos objetivos de aprendizagem para cada conteúdo, sugestões de exploração dos conceitos, possibilita selecionar atividades para a classe ou mesmo para cada estudante e até acompanhar a realização dos exercícios e do aproveitamento individual e do grupo. Guias do professor acompanham a série.
Os produtos digitais com o selo Editora Saraiva Educação Multimídia poderão ser adquiridos pelas escolas em formato de licença cheia ou assinatura anual por aluno. Ao adquiri-los, a escola receberá suporte técnico e pedagógico, além de treinamento.
Com destino à matemática
Destino: Matemática está organizado em sete módulos, pedagogicamente fundamentados e cuidadosamente estruturados com base em objetivos de aprendizagem, de acordo com os conteúdos curriculares previstos para o Ensino Fundamental e o Médio. Sua abordagem didática é sempre contextualizada e se baseia na compreensão de conceitos, no desenvolvimento de habilidades e na resolução de problemas.
Em cada um dos cursos do Destino: Matemática, a apresentação e o desenvolvimento dos conteúdos utilizam os recursos de dinamismo e interatividade do meio digital. Animação, fala e efeitos sonoros convidam os alunos a participarem de um ambiente intrinsecamente motivacional. Conforme os alunos progridem nas aulas, desenvolvem importantes habilidades e aprendem os conceitos da disciplina.
Destino: Matemática reflete um equilíbrio cuidadoso entre habilidades e conceitos e suas aplicações. Na maioria dos casos, o conceito matemático a ser trabalhado pelo professor é apresentado de forma contextualizada e seguido de propostas de atividades que desenvolvem as habilidades relacionadas ao domínio desse conceito.
O módulo inicial, por exemplo, desenvolvido especificamente para crianças em processo de alfabetização, aborda os conceitos matemáticos em contextos lúdicos e próximos do cotidiano das crianças.
O último módulo da série, por sua vez, exclusivo para o Ensino Médio, foi desenvolvido especialmente para o ensino da álgebra. Nesse cenário, o professor ganha uma excelente ferramenta para otimização do tempo e os estudantes aprendem, de forma rápida e fácil, os mais importantes conceitos dessa disciplina. Há conteúdos específicos para o aprendizado de equações lineares, sistemas e funções gráficas, desigualdades, valores absolutos, entre outros.
Com destino ao Inglês
Destination Reading é uma proposta multimídia para o ensino de inglês como língua estrangeira, com ênfase na leitura e na compreensão. Como os demais produtos da série Destino, está pedagogicamente estruturado com base em objetivos de aprendizagem e possui atributos técnicos de alta qualidade. Oferece a oportunidade de múltiplas experiências de uso da língua, que podem ser exploradas pelo professor em sala de aula, por meio de cenários e situações diversificadas. Além disso, promove o levantamento de conhecimentos prévios antes da apresentação de novos conceitos, propõe exercícios interativos e avaliações constantes.
Comercializado em dois módulos para todo o Ensino Fundamental, e dois módulos para o Ensino Médio, o Destination Reading chega por aqui para atender às escolas estrangeiras, de educação internacional, bilíngües, escolas regulares e de cursos de idiomas.
Destination Reading I se desenvolve em 17 unidades, com um total de 215 atividades que trabalham conceitos lingüísticos, leitura inicial, princípios alfabéticos, reconhecimento automático das palavras, consciência fonológica, vocabulário, fonética e estratégias para compreensão leitora. O programa inclui narrativa de ficção, canções, textos informativos, textos sobre o meio ambiente, instrucionais e outros, poesia e atividades de escrita.
Destination Reading II tem 24 unidades, com 287 atividades que trabalham compreensão, escrita, fonética, estudo de palavras, elementos da ficção, gramática inicial, habilidades de pesquisa, leitura para realização de tarefas, elementos textuais de não-ficção e leitura de gráficos. Os textos incluem ficção e não-ficção, em uma ampla variedade de gêneros, além de textos baseados em gráficos, como mapas, tabelas e linhas do tempo, poesia, canções e atividades de escrita.
Destination Reading III e IV reúnem, em cada produto, 30 unidades, com 120 atividades que trabalham compreensão, vocabulário, decodificação e escrita. Na parte de compreensão os dois produtos abordam elementos de ficção e não-ficção, fazer e responder perguntas, estratégia SQA, estrutura do texto, resumo, paráfrase, visualização, organizadores gráficos, acompanhamento da compreensão, anotações, fazer e confirmar previsões, estrutura da estória, propósito do autor, elementos literários (personificação, aliteração, símile, metáfora, simbolismo), idéia principal e detalhes, causa e efeito, diferenciação entre realismo e fantasia, colocar em seqüência, comparação e contraste, fato e opinião, tirar conclusões, fazer inferências e recursos de persuasão e propaganda.
Na área de vocabulário, trabalham com a área de conteúdo e série, pistas contextuais, expressões idiomáticas, prefixos e sufixos, palavras com vários significados, sinônimos e antônimos, dicionário e glossário, homófonas e homógrafas e radicais gregos e latinos.
Em decodificação, exercitam o uso de padrões silábicos comuns, consoantes complexas, alternâncias de consoantes e vogais, consoantes mudas, sílabas tônicas e átonas, análise estrutural, vogais variantes e dígrafos de vogais. Já a parte escrita é voltada à aplicação de habilidades e estratégias e à demonstração de compreensão.
Fonte: Assessoria Imprensa - Editora Saraiva
0 comentários:
Postar um comentário