BlogBlogs.Com.Br

Páginas

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Sindicalistas se reúnem em Carambeí

No dia de ontem (13) sindicalistas dos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, membros da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação do Paraná (FTIA), da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentos (CONTAC) e da Central Única dos Trabalhadores (CUT) estiveram reunidos no município de Carambeí – PR.

Durante a reunião foram discutidas estratégias para as próximas campanhas salariais dos trabalhadores do setor de alimentos, questões relacionadas a saúde do trabalhador, ações conjuntas em relação à BR Foods (Sadia e Perdigão) e constituição de caravanas dos estados participantes do encontro para colaborarem com os sindicatos e Federação do Paraná nas campanhas salariais dos trabalhadores de laticínios e avícolas.
O presidente da Federação, Ernane Garcia, informou na ocasião a situação enfrentada pelos trabalhadores de avícolas e laticínios no Paraná, onde segundo Ernane, os patrões estão descumprindo os acordos firmados com os sindicatos.
Ernane Garcia enfatizou que as empresas Globo Aves e Diplomata (pertencentes ao mesmo grupo), situadas na região de Cascavel, Francisco Beltrão e Cianorte, estão desafiando o movimento sindical ao não respeitar o acordo firmado entre os sindicatos e o SINDIAVIPAR (sindicato patronal do estado) e, desta forma, não repassar os índices de reajuste salarial acordado para os seus funcionários.
Garcia durante a reunião informou aos presentes que nos dias 08 e 09 de abril os sindicatos estiveram visitando as empresas para conversar com os trabalhadores e pressionar os patrões para que respeitem o que foi acertado com o sindicato patronal.
Ao final, todos os presentes foram unânimes em afirmar que os sindicatos da região sul do Brasil estão a disposição da Federação do Paraná para iniciarem a preparação de movimentos grevistas nessas empresas, caso seja necessário. Após a explanação do presidente da FTIA PR, os sindicalistas passaram para os demais pontos de pauta.
Para o presidente da federação, Ernane Garcia, a reunião foi muito produtiva e demonstrou que o movimento sindical dos trabalhadores do setor avícola e de laticínios esta unido e pronto para lutar em qualquer parte dos estados que compõem a região sul. “Teremos nas empresas avícolas e de laticínios do Paraná uma amostra da força e da união dos nossos sindicatos na defesa dos trabalhadores. Os patrões pediram e nós vamos mostrar que não estamos para brincadeiras. Ou eles respeitem e cumpram o que já foi acordado, ou vão ter que enfrentar uma greve sem precedentes no setor”, avaliou Ernane.
Fotos e Fonte: Blog "No Caminho das Idéias"

0 comentários: