BlogBlogs.Com.Br

Páginas

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Encontro reúne gestores de equipamentos públicos de alimentação e nutrição

A luta contra a desigualdade social e a consolidação de políticas públicas no combate à fome – este é o principal dos pontos que unem os participantes do II Encontro Nacional de Gestores de Equipamentos Públicos de Alimentação e Nutrição, que começou nesta terça-feira (15/12), em Brasília (DF).
A cerimônia de abertura do encontro – promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) – teve a participação do secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do ministério, Crispim Moreira, que coordenou o primeiro painel do dia, cujo tema era o Contexto Atual de Construção do Sistema e da Política Nacional da SAN.
“Conceitos não operacionais, são conceitos inválidos”, afirmou Crispim Moreira. Segundo ele, a materialização das idéias e programas dos gestores não devem ficar só no papel. O secretário apontou também a necessidade de buscar o princípio fundamental das coisas que se faz, para que se tenha a orientação e a certeza de onde chegar. Para isso é necessário, segundo lembrou, no caso do poder público, transformar idéias em projetos, resoluções e leis.
Moreira lembrou que a transformação de teoria em prática necessita, fundamentalmente, da participação efetiva dos gestores, agentes que lidam diretamente com a realidade vivida pelos beneficiários. “Conseguimos transformar idéias em ações e estamos mudando a vida das pessoas. As pesquisas mostram que estamos afastando a pobreza da realidade das pessoas”, esclareceu o dirigente do MDS.
O encontro na capital federal – que acontece até a próxima quinta-feira (17), na Escola de Administração Fazendária (ESAF) – reúne 182 gestores credenciados, entre eles, 60 do programa Restaurantes Populares, 70 do Banco de Alimentos e 43 do Cozinha Comunitária, além de funcionários do MDS. Ao todo, são 124 Municípios de 25 Estados.
Os participantes apresentarão diagnósticos, receberão capacitação, avaliarão os resultados dos cursos de formação de gestores e os processos de implementação dos equipamentos públicos – Restaurantes Populares, Bancos de Alimentos e Cozinhas Comunitárias.
O secretário Crispim Moreira finalizou sua apresentação lembrando que a função de todos que estão no encontro e que trabalham nos projetos de desenvolvimentos sociais e combate a fome é criar um sistema público de produção e distribuição.

0 comentários: