BlogBlogs.Com.Br

Páginas

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS PARANAENSES PODEM SE INSCREVER EM PROJETO DE INSERÇÃO INTERNACIONAL

Por meio do Sistema Fiep, 55 empresas paranaenses dos setores de software, confecção e cosméticos serão beneficiadas com processos de informatização, profissionalização, capacitação e qualificação de produção e serviços em 2009. As Inscrições são gratuitas

Empresas paranaenses dos setores de software, confecção e cosméticos podem se inscrever no processo seletivo que definirá as 55 contempladas pelo Projeto de Apoio à Inserção Internacional de Pequenas e Médias Empresas Brasileiras – PAIIPME. O projeto prevê investimentos que promovem o desenvolvimento e a inserção internacional de pequenas e médias empresas brasileiras, que passarão por processos de informatização, profissionalização, capacitação e qualificação de produção e serviços. A iniciativa é da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em parceria com o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e Delegação da Comissão Européia (DCE).
Ao todo, são 33 projetos desenvolvidos com entidades parceiras regionais, nacionais, públicas e privadas. Desses, 17 são desenvolvidos diretamente com parceiros e 16 são financiamentos de projetos regionais. O Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN), receberá o recurso para o desenvolvimento de ações locais em 2009. “Cinquenta e cinco empresas paranaenses serão beneficiadas. Poderão participar do processo seletivo empresas de cosméticos, de softwares e que integram os Arranjos Produtivos Locais (APLs) de confecções de todo o Estado”, informa Janet Pacheco, coordenadora do CIN.
De acordo com ela, o Programa busca internacionalizar as PMEs com ações integradas e complementares, oferecendo a inserção competitiva dessas empresas tanto no mercado interno quanto internacional. “O programa vai resultar na capacitação empresarial, estabelecimento de parcerias empresariais internacionais, adequação de produtos e tecnologias, melhoria logística, ampliação do mercado alvo e fortalecimento de aglomerações produtivas, como os APLs”, diz. O PAIIPME 2009 proporciona às empresas paranaenses participantes diagnóstico empresarial e dossiê estratégico de intercâmbio comercial, curso de gestão empresarial para internacionalização, consultorias e clínicas tecnológicas e missões internacionais.
As empresas interessadas em participar do projeto podem se inscrever gratuitamente no processo seletivo pelo e-mail Rafael.Rocha@fiepr.org.br. Mais informações pelo telefone: (41) 3271-9104.
Desenvolvimento Produtivo - Segundo Janet Pacheco, o projeto faz parte das ações e programas dos chamados Destaques Estratégicos da Política de Desenvolvimento Produtivo – PDP. “São iniciativas que tratam de questões fundamentais para o desenvolvimento da produtividade e da inovação na indústria brasileira”, ressalta a coordenadora, lembrando que a implantação de programas de internacionalização de PME contribui para o alcance da macrometa estabelecida de elevar em 10% o número de PME exportadoras até 2010.

0 comentários: